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Segurança alimentar e nutricional e tecnologias sociais em educação alimentar e nutricional: notas sobre um projeto de pesquisa e extensão
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Palavras-chave

Educação alimentar e nutricional. Paulo freire. Segurança alimentar e nutricional. Tecnologias sociais.

Como Citar

AMPARO-SANTOS, Lígia; SOARES, Micheli Dantas; MAGALHÃES, Lilian Miranda; REIS, Amélia Borba Costa; PORCINO, Débora Cruz; SANTOS, Michele Oliveira dos; SILVA, Iane Carine Freitas da; PASSOS, Jasilaine Andrade. Segurança alimentar e nutricional e tecnologias sociais em educação alimentar e nutricional: notas sobre um projeto de pesquisa e extensão. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 20, n. 1supl, p. 156–168, 2015. DOI: 10.20396/san.v20i1supl.8634594. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8634594. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

Este ensaio pretende refletir sobre um projeto de pesquisa e extensão no campo de Tecnologias Sociais em Educação Alimentar e Nutricional com vistas a favorecer a ampliação da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional e a promoção da alimentação saudável de comunidades populares. Partindo da compreensão que o empreendimento concilia marcos referenciais da educação a uma complexa trama de dimensões que conforma o fenômeno da alimentação humana, discutiremos, inicialmente, o cenário no qual o debate sobre a emergência de novas configurações de Educação Alimentar e Nutricional se desenha no campo das políticas públicas, culminando com a proposição de um marco referencial para o referido campo. Em seguida, serão apresentados os fundamentos teóricos e metodológicos que animaram a proposição do projeto. Neste quesito, o enfoque da discussão centra-se nos marcos referenciais da educação e das ciências sociais em saúde em diálogo com as ciências da nutrição. Posteriormente, descreve-se o contexto do estudo e a experiência de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvida, ao lado de uma análise dos alcances e limites à luz dos princípios metodológicos propostos e efetivamente concretizados.

https://doi.org/10.20396/san.v20i1supl.8634594
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