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Avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar: desenvolvimento de um protocolo de indicadores
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Palavras-chave

Alimentação escolar. Avaliação de programas. Programas de nutrição. Projetos de saúde.

Como Citar

CALASANS, Flávia Verônica Marques; SANTOS, Sandra Maria Chaves dos. Avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar: desenvolvimento de um protocolo de indicadores. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 24–40, 2015. DOI: 10.20396/san.v20i1.8634620. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8634620. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar o processo de desenvolvimento de uma proposta metodológica para avaliação do desempenho municipal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) a partir de um protocolo de indicadores. As etapas do processo incluíram: (1) abordagem teórico-metodológica sobre a política e sobre avaliação e decisões conceituais para construção da imagem-objetivo do PNAE e definição das dimensões de análise, a saber: gestão; participação e controle social e eficiência alimentar e nutricional; (2) a seleção dos indicadores, definição de parâmetros e o plano de análise, considerando estudos existentes e as normas vigentes. O protocolo resultante consta de 35 indicadores, parâmetros, meios de verificação e premissas. Uma escala de desempenho na implementação do programa com quatro condições foi proposta para análises dos resultados, por dimensão e global, sendo possível a identificação de fatores que constrangem e/ou favorecem a execução do programa na direção da imagem-objetivo. A metodologia de avaliação apresentada permite o diagnóstico inicial da execução do programa e o monitoramento de suas ações, mediante a replicação sistemática do protocolo de indicadores pela equipe de gestão. Esta metodologia poderá contribuir para a redução da lacuna na área de avaliação e aperfeiçoamento da execução do Programa.

https://doi.org/10.20396/san.v20i1.8634620
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Referências

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