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Consumo de energia e nutrientes e a adesão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) por escolares de um município paulista
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Palavras-chave

Alimentação escolar. Consumo alimentar. Merenda escolar. Segurança alimentar e nutricional.

Como Citar

PEGOLO, Giovana Eliza; SILVA, Marina Vieira da. Consumo de energia e nutrientes e a adesão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) por escolares de um município paulista. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 50–62, 2015. DOI: 10.20396/san.v17i2.8634792. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8634792. Acesso em: 7 dez. 2024.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar o consumo de energia e nutrientes e a adesão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) por escolares com idade entre 7 e 14 anos. Estudo transversal, realizado com 150 crianças e adolescentes, ambos os gêneros, matriculados na rede pública de ensino de Piedade (SP). O consumo alimentar foi obtido por Recordatório 24 horas. Para a análise do consumo de energia e nutrientes foram utilizadas como referência as Dietary Reference Intakes e os valores obtidos foram analisados de acordo com os percentis de consumo. Os dados referentes ao PNAE foram obtidos por meio de entrevista individual contendo questões referentes à alimentação oferecida nas unidades de ensino. Metade da amostra revelou consumo de energia inferior ao valor médio estimado (1890 kcal). A maioria dos escolares exibiu ingestão de fibras, cálcio e vitamina A insuficiente (90%, 90% e 75%, respectivamente). Para as demais vitaminas e minerais, foi observado, para menor proporção de alunos, consumo inferior ao conteúdo preconizado. No que diz respeito ao PNAE, 81,3% informaram consumir as refeições distribuídas na escola. Cerca de metade (52%) registrou frequência de adesão considerada efetiva (de quatro a cinco vezes por semana). Quanto à opinião sobre o PNAE, 66,4% dos alunos entrevistados declararam que não apreciam as preparações e/ou alimentos oferecidos. Tendo em vista a ampla adesão ao PNAE e a expressiva proporção de alunos que revelaram consumo insatisfatório para a maioria das vitaminas e minerais analisados, estudos que envolvam o planejamento das refeições distribuídas nas escolas poderão contribuir para complementar a ingestão de energia e nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento.

https://doi.org/10.20396/san.v17i2.8634792
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