Banner Portal
Segurança alimentar e desenvolvimento rural: limites e possibilidades do Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar, em municípios do sul gaúcho.
PDF

Palavras-chave

Segurança alimentar. Desenvolvimento rural. Agricultura familiar. Políticas públicas.

Como Citar

BECKER, C.; ANJOS, F. S. dos. Segurança alimentar e desenvolvimento rural: limites e possibilidades do Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar, em municípios do sul gaúcho. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 61–72, 2015. DOI: 10.20396/san.v17i1.8634800. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8634800. Acesso em: 24 fev. 2024.

Resumo

Este artigo aborda o processo de implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e suas implicações no contexto do desenvolvimento rural e da segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiadas. O estudo que originou o presente trabalho foi realizado junto a sessenta agricultores familiares distribuídos em três municípios do extremo sul gaúcho. As informações coletadas junto às comunidades rurais compuseram um banco de dados, que serviram de base para a nossa análise. Os autores objetivam demonstrar que a intervenção estatal pode ser capaz de interferir positivamente na dinâmica produtiva das famílias rurais, auxiliando na geração de renda, manutenção das práticas e cultivos tradicionais, na produção agroecológica, possibilitando, desta forma, novas perspectivas para a sua reprodução social. Através do fornecimento de alimentos ao PAA, grupos sociais marginalizados puderam ser incluídos no processo produtivo e a organização social da produção se viu favorecida nestas localidades. A valorização dos produtos locais/regionais pelo programa, atuou na retomada e manutenção das práticas de autoconsumo entre os beneficiados. Não menos importante, diagnosticamos diversos novos processos sociais provocados junto aos organismos que operam com o PAA nos municípios analisados, tornando-se esta política pública e as instituições a ela implicadas, como precursoras de uma nova dinâmica de desenvolvimento.

https://doi.org/10.20396/san.v17i1.8634800
PDF

Referências

. ABRAMOVAY, R. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. São Paulo: Hucitec / ANPOCS / UNICAMP, 275 p.,1992.

. BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo Agropecuário 2006. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoagro/2006/default.shtm. Acesso em 10/11/2009.

. SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

. BELIK, W. Perspectivas para segurança alimentar e nutricional no Brasil. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 12-20, jan.-jun. 2003.

. MALUF, RSJ. O novo contexto internacional do abastecimento e da segurança alimentar. In: In: BELIK, W.; MALUF, R. S. (Org.). Abastecimento e Segurança Alimentar: os limites da liberalização. Campinas (SP): IE/UNICAMP, p. 37-63. 2000.

. SACCO DOS ANJOS, F.; GODOY, WI.; CALDAS, NV. As feiras-livres de Pelotas sob o império da globalização: perspectivas e tendências. 1ª ed., Pelotas, Editora e Gráfica da UFPel, 2005.

. VALENTE, FLS. O direito humano à alimentação: desafios e conquistas (Org.), São Paulo: Cortez, 2002.

. SACCO DOS ANJOS, F.; CALDAS, NV.; HIRAI, WG. Mercantilização da agricultura e insegurança alimentar no sul do Brasil. In: XLV CONGRESSO DA SOBER. Anais (cd room)... Rio Branco, 2008.

. TAKAGI, M.; DEL GROSSI, ME.; GRAZIANO DA SILVA, J. O Programa Fome Zero dois anos depois. Disponível em: http://www.rlc.fao.org/es/prioridades/seguridad/ingreso/pdf/zero-por.pdf. Acesso em 02/03/2009.

. MATTEI, L. Estudo do impacto e da sustentabilidade do Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, nas regiões sul e nordeste do país. S.l.: s.n., 2006.

. BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. SIDRA (Sistema IBGE de Recuperação Automática). Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br. Acesso em 21/07/2009.

. HIRAI, WG. Agricultura familiar e segurança alimentar: a importância da produção para o autoconsumo em três municípios do RS. Pelotas. SPAF/UFPel. Dissertação de Mestrado. 2008.

. IPARDES - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. O mercado de orgânicos no Paraná: caracterização e tendências. Curitiba, 2007.

. MULLER, AL. A construção das políticas públicas para a agricultura familiar no Brasil: o caso do Programa de Aquisição de Alimentos. Porto Alegre. PGDR/UFRGS. Dissertação de Mestrado. 2007.

. YIN, RK. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 3º Edição. Porto Alegre: Bookman, 2005, 212p.

. GRANDO, MZ. Pequena agricultura em crise: o caso da “Colônia Francesa” no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Teses FEE, n.14. 1989.

. GLIESSMAN, SR. Agroecologia: Processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS. 2001.

. SILVA, FN. da. Agricultura familiar e políticas públicas: estudo sobre o Banco da Terra no município de Canguçu, RS. Pelotas. SPAF/UFPEL. Dissertação de Mestrado. 2009.

A revista Segurança Alimentar e Nutricional utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.