Resumo
Neste texto estão descritos e discutidos elementos introdutórios em relação à Cultura Indiana que versam especialmente sobre as intersecções entre a Yoga, a Música e a Alimentação e, de forma mais específica, a uma possível “Dietética da Yoga”. Nas considerações desenhadas acerca de "Um olhar para a Yoga”, buscou-se registrar alguns passos de uma trajetória por outros conhecimentos, modos diversos de pensar a comida, o comer, a alimentação e, porque não, a dietética, dando visibilidade a outras formas de apreender a Alimentação, a Nutrição e a Dietética.
Referências
Fuerstein G. A tradição do Yoga. São Paulo: Pensamento; 2006.
Wosien MG. Shiva Nataraja - Origem da Criação. Wosien MG. Dança: símbolos em movimento. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi; 2004.
Coomaraswamy AK. The dance of Shiva. Em: Coomaraswamy AK. The dance of Shiva: Fourteen Indian Essays, Revised Ed. New York: The Noonday Press; 1957.
Marsicano A. A música clássica da Índia. São Paulo: Perspectiva; 2006.
Bhagavad-Gita. A mensagem do mestre. São Paulo: Pensamento; 2006.
Gulmini LC. O Yogasutra, de Patañjali - Tradução e análise da obra, à luz de seus fundamentos contextuais, intertextuais e linguísticos [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2001. 464 p.
Eliade M. Patanjali e o Yoga. Lisboa: Relógio D’água; 2000.
Zimmer HR. Filosofias da Índia. 5a. Ed. São Paulo: Palas Athena; 2012.
Souto A. A essência do Hatha Yoga. São Paulo: Phorte; 2009.
Jung CG. Psicologia e religião oriental. Petrópolis: Vozes; 2012.
Lima MB, Silva SO, Ferreira CF. Banana: o produtor pergunta, a Embrapa responde. 2ª Ed. Brasília, DF: Embrapa; 2012.
Fontes HR, Ferreira JMS. A cultura do coqueiro. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; 2006.
Pereira MEC, Fonseca N, Souza FVD. Manga: o produtor pergunta, a Embrapa responde. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; 2005.
Marsicano A. Provocações. TV Cultura. Apresentação: Antônio Abujamra. Direção: Gregório Bacic. São Paulo; 2012.
A revista Segurança Alimentar e Nutricional utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.