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Uso de tecnologias de processamento do pescado em cardápios escolares
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Palavras-chave

Alimentação escolar
Pescado
Inclusão.

Como Citar

LEONEL, Ana Paula da Silva; MARTINS, Maria Inez Espagnoli Geraldo; FEIDEN, Aldi; GRANDI, Adriana Maria de; SILVA, Ana Maria da; COUTINHO, Ricardo. Uso de tecnologias de processamento do pescado em cardápios escolares: viabilidade econômica. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 26, p. e019019, 2019. DOI: 10.20396/san.v26i0.8653394. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8653394. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este estudo teve como objetivo, analisar a viabilidade da inserção de quatro produtos à base de tilápia, na alimentação escolar: almôndegas, quibe, bolo de cenoura e bolo de chocolate, comparando economicamente com produtos do cardápio tradicional das escolas dos Municípios de Toledo-PR e Marechal Cândido Rondon-PR. Para isso, foram entrevistados nutricionistas dos municípios, acerca dos cardápios tradicionais utilizados para alunos do ensino fundamental das escolas municipais. Foram indicados os cardápios propícios para a inclusão dos produtos à base de pescado. Com estes dados foram elaboradas tabelas de substituição de produtos dos cardápios tradicionais por produtos à base de pescado. Para a determinação dos custos foram utilizados os valores (R$) de aquisição, pelas prefeituras municipais, de cada ingrediente. Os resultados apontam que, economicamente, no município de Toledo a inclusão de almôndega e quibe de Carne Mecanicamente Separada (CMS) são satisfatórias. No município de Marechal Cândido Rondon, a inserção de bolo de chocolate e bolo de cenoura, nas formas de CMS e filé, mostraram-se promissoras.

https://doi.org/10.20396/san.v26i0.8653394
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