Uso de tecnologias de processamento do pescado em cardápios escolares

viabilidade econômica

Palavras-chave: Alimentação escolar, Pescado, Inclusão.

Resumo

Este estudo teve como objetivo, analisar a viabilidade da inserção de quatro produtos à base de tilápia, na alimentação escolar: almôndegas, quibe, bolo de cenoura e bolo de chocolate, comparando economicamente com produtos do cardápio tradicional das escolas dos Municípios de Toledo-PR e Marechal Cândido Rondon-PR. Para isso, foram entrevistados nutricionistas dos municípios, acerca dos cardápios tradicionais utilizados para alunos do ensino fundamental das escolas municipais. Foram indicados os cardápios propícios para a inclusão dos produtos à base de pescado. Com estes dados foram elaboradas tabelas de substituição de produtos dos cardápios tradicionais por produtos à base de pescado. Para a determinação dos custos foram utilizados os valores (R$) de aquisição, pelas prefeituras municipais, de cada ingrediente. Os resultados apontam que, economicamente, no município de Toledo a inclusão de almôndega e quibe de Carne Mecanicamente Separada (CMS) são satisfatórias. No município de Marechal Cândido Rondon, a inserção de bolo de chocolate e bolo de cenoura, nas formas de CMS e filé, mostraram-se promissoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Leonel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorado em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Maria Inez Espagnoli Geraldo Martins, Universadade Estadual Paulista

Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Prof. assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 

Aldi Feiden, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrado e Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá. Professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Adriana Maria de Grandi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Professora Associado A da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Ana Maria da Silva, Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira

Mestranda em Biotecnologia Marinha pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira.

Ricardo Coutinho, Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira

Doutorado em Biologia - University Of South Carolina. Bolsista do CNPq (IC), pesquisador titular do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira.

Referências

Brasil, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Programa de Aquisição de Alimentos. Disponível em: http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/decom/paa.

Santos F. et al. Avaliação da inserção de alimentos orgânicos provenientes da agricultura familiar na alimentação escolar, em municípios dos territórios rurais do Rio Grande do Sul. Ciência e Saúde Coletiva. 2014; 19:1429-1436

Fornazier, A. Inserção de produtores rurais familiares de regiões com baixa dinâmica econômica para o mercado da alimentação escolar. [Tese]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 2014. 170p.

Mascarenhas, JMO, Santos, JC. Avaliação da composição nutricional dos cardápios e custos da alimentação escolar da rede municipal de Conceição do Jacuípe-BA. Sitientibus. 2006; 35:75-90

Avegliano, RP. Custo de refeições em unidades de alimentação e nutrição: uma aplicação para a divisão de alimentação. [Tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1999. 108p.

Brasil, Ministério da Pesca e Aquicultura. Relatório final: mapeamento da inclusão do pescado na alimentação escolar – 2012. Disponível em: http://www.mpa.gov.br/files/docs/Infraestrutura_e_Fomento/docs/Relatorio_Mapeamento_da_Inclusao_de_Pescado_na_Alimentacao_Escolar_2012.pdf

Uyhara, CNS. Adição de corantes em salsichas de tilápia do Nilo: efeito sobre a aceitação sensorial. Brazilian Journal of Food Technology. 2011; 11:271-278, 2011

Ostrensky, A, Borghetti, JR, Soto, D (Org.). Aqüicultura no Brasil: o desafio é crescer. Brasília: Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca/Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação; 2008.

Azevedo FG, Magalhães MAM, Ribeiro, MS, Silva, TF. Avaliação dos cardápios do programa de alimentação escolar em tempo integral do município de Governador Valadares quanto à adequação nutricional e custo. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Governador Valadares: Universidade Vale do Rio Doce; 2010. 29p.

Barroso, RM. Gerenciamento genético da tilápia nos cultivos comerciais. Palmas: EMBRAPA Pesca e Aquicultura; 2015.

Chidichima, AC. Industrialização de tilápias: agregação de valor para uma cadeia emergente da agricultura familiar. [Dissertação]. Marechal Cândido Rondon: Universidade Estadual do Oeste do Paraná; 2014. 86p.

Aroucha, EPTL. Agricultura familiar na alimentação escolar: estudo de oportunidades e desafios. [Dissertação]. Paulo Afonson: Universidade do Estado da Bahia; 2012. 182p.

Publicado
2019-05-21
Como Citar
Leonel, A. P. da S., Martins, M. I. E. G., Feiden, A., Grandi, A. M. de, Silva, A. M. da, & Coutinho, R. (2019). Uso de tecnologias de processamento do pescado em cardápios escolares. Segurança Alimentar E Nutricional, 26, e019019. https://doi.org/10.20396/san.v26i0.8653394
Seção
Artigo de Segurança Alimentar e Nutricional