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Percepção de estudantes e merendeiras do Programa Nacional de Alimentação Escolar sobre o comer na escola
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Palavras-chave

Percepção
PNAE
Comer
Escola

Como Citar

SANTOS, Franciele Nascimento dos; CARNEIRO, Everton Nery. Percepção de estudantes e merendeiras do Programa Nacional de Alimentação Escolar sobre o comer na escola: um estudo no Território do Sisal, Bahia. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e022040, 2023. DOI: 10.20396/san.v29i00.8670655. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8670655. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um dos programas mais consistentes no que se refere à alimentação e nutrição e tem se configurado como uma importante estratégia de segurança alimentar e nutricional para milhões de estudantes brasileiros. Nesse sentido, para além de atender as necessidades biológicas dos beneficiários, a alimentação escolar também assume uma função sociocultural. Portanto, o estudo tem como objetivo compreender a percepção dos estudantes e merendeiras do Território do Sisal, Bahia, sobre o comer na escola a partir do PNAE. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizada a pesquisa aplicada, descritiva, do tipo participante, com abordagem qualitativa, a partir do método fenomenológico. Foram entrevistados 11 estudantes e 7 merendeiras e os dados foram analisados através do percurso gerativo de sentido da perspectiva semiótica. A partir da análise foi possível observar que tanto as merendeiras como os estudantes percebem a alimentação escolar principalmente no seu sentido biológico de satisfazer a fome, mas também compreendem os sentidos simbólicos da alimentação, sobretudo quando relacionam as preferências alimentares aos hábitos regionais.

https://doi.org/10.20396/san.v29i00.8670655
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