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A alimentação escolar como fator de desenvolvimento local por meio do apoio aos agricultores familiares
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Palavras-chave

Agricultura familiar e campesinato. Empreendedorismo. Integração e exclusão. Políticas públicas para agricultura familiar.

Como Citar

TURPIN, Maria Elena. A alimentação escolar como fator de desenvolvimento local por meio do apoio aos agricultores familiares. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 20–42, 2015. DOI: 10.20396/san.v16i2.8634783. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8634783. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo busca avaliar a atual contribuição e as potencialidades do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, como instrumento para o Desenvolvimento Local – DL, por meio de apoio aos agricultores familiares, considerando-se a magnitude do Programa e a destacada importância econômica e social desse segmento nas ações locais para o desenvolvimento. A integração de políticas públicas com o foco na agricultura familiar pode ser um modelo efetivo de redução da desigualdade social em uma região. A pesquisa revela diversos mecanismos utilizados pelos municípios nos quais a alimentação escolar é fator determinante de apoio à agricultura familiar, estímulo esse baseado em três aspectos presentes na legislação do PNAE há vários anos: exigência ao respeito à vocação agrícola e hábitos alimentares regionais; compras dentro dos limites geográficos regionais; e uso de produtos in natura, típicos dessa produção. Entre os mecanismos destacam-se os de cunho comercial e de fortalecimento institucional e organizacional da produção familiar pesquisados nas experiências do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar organizado pela Organização Não-governamental Ação Fome Zero.
https://doi.org/10.20396/san.v16i2.8634783
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