Resumo
Este trabalho teve como objetivo principal auxiliar os professores no ensino e aprendizagem de alunos do ensino fundamental, médio, técnico e de graduação, com aulas práticas de elaboração de uma maquete de relevo. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em sete etapas distribuídas em aulas teórica e prática, na forma de oficina didática. A análise dos questionários de avaliação respondidos após a oficina revela que todos os 19 participantes responderam que foi bom ter participado. Do total de dezenove participantes, quatro deram nota 10 (dez); cinco atribuíram nota 9 (nove); seis, a nota 8 (oito); três deram 7 (sete) e um deu nota 6 (seis). A formação de alunos, como leitores críticos de mapas, é importante para romper com a manipulação ou dominação que pode ser realizada por meio dos documentos cartográficos, fazendo com que os educandos se transformem em agentes pensadores do espaço.
Referências
ALMEIDA, R. D. 2008. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto.
BOTELHO, L.A.I., SILVEIRA, J.S., ANDRADE, S.N. 2005. Belo Horizonte, Cadernos de geografia, 25(15):60-76. 2o semestre 2005.
CALLAI, H.C. 2003. O ensino de geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANNI, A.C., CALLAI, H.C., SCHAFFER, N.O., KAERCHER, N.A. orgs. 2003. Geografia em sala de aula, práticas e reflexões. 4a ed. Porto Alegre: Mediação p. 57-63.
CASTROGIOVANNI, A.C. org. 2000. Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação.
CASTROGIOVANNI, A.C., GOULART, L.B. 2003. A questão do livro didático em Geografia: elementos para uma análise. In: CASTROGIOVANNI, A.C., CALLAI, H.C., SCHAFFER, N.O., KAERCHER, N.A. orgs. 2003. Geografia em sala de aula, práticas e reflexões. 4a ed. Porto Alegre: Mediação. p. 133-171.
CAVALCANTE, L.S.de. 2008. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus.
CHRISTOFOLETTI, A. 1980. Geomorfologia. São Paulo: Blücher.
FLORENZANO, T.G. org. 2008. Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais. São Paulo: Ofic. Textos.
LIBÂNEO, J.C. 1994. Didática. São Paulo: Cortez. (Col. Magistério 2° grau, série Formação do Professor).
LIMA, G.R.C.P. 2012. O tesouro dos mapas. A cartografia dos livros didáticos de geografia do ensino fundamental. Campinas: Inst. Geoc. Unicamp. 179p. (Dissert. Mestr.). URL: http://libdigi.unicamp.br. Acesso junho 2012.
MARTINELLI, M. 2009. Relevo do Estado de São Paulo. França: Confins, 7(7). 2009. URL: http://confins.revues.org/6168#tocto2n3. Acesso em junho 2012.
MARTINELLI, M. 2009. Mapas da Geografia e cartografia temática. São Paulo: Contexto.
PASSINI, E. Y. 1989. Espaço: percepção e representação: o tratamento de representações do espaço no livro didático. São Paulo: USP. (Dissert. Mestr.).
PONTUSCHKA, N.N, PAGANELLI, T.I., CACETE, N.H. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, C.M., FERREIRA, G.C. 2008. Produção de material didático: jogo das curvas de nível. Goiânia: Bol. Goiano de Geogr., 28(2):157-170.
SIMIELI, M.E.R. O uso de plantas e mapas na escola de 1o grau: ênfase para as séries iniciais. In: Projeto Ensino da cidade de São Paulo. São Paulo: Assoc. Geógr. Bras., 1991, p. 24-40
A Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- Os originais não serão devolvidos aos autores;
- Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Terrae Didatica, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.