Oficina de maquete de relevo: um recurso didático

  • Romário Rosa de Sousa Universidade Federal do Mato Grosso
Palavras-chave: Oficina. Maquete. Relevo. Ensino-aprendizagem.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal auxiliar os professores no ensino e aprendizagem de alunos do ensino fundamental, médio, técnico e de graduação, com aulas práticas de elaboração de uma maquete de relevo. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em sete etapas distribuídas em aulas teórica e prática, na forma de oficina didática. A análise dos questionários de avaliação respondidos após a oficina revela que todos os 19 participantes responderam que foi bom ter participado. Do total de dezenove participantes, quatro deram nota 10 (dez); cinco atribuíram nota 9 (nove); seis, a nota 8 (oito); três deram 7 (sete) e um deu nota 6 (seis). A formação de alunos, como leitores críticos de mapas, é importante para romper com a manipulação ou dominação que pode ser realizada por meio dos documentos cartográficos, fazendo com que os educandos se transformem em agentes pensadores do espaço.

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Biografia do Autor

Romário Rosa de Sousa, Universidade Federal do Mato Grosso
Curso de Geografia, Inst. Ciências Humanas e Sociais, UFMT, Barra do Garças, MT.

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Publicado
2015-06-25
Como Citar
Sousa, R. R. de. (2015). Oficina de maquete de relevo: um recurso didático. Terrae Didatica, 10(1), 22-28. https://doi.org/10.20396/td.v10i1.8637385
Seção
Artigos