Material educacional multimídia interativo sobre movimentos de massa: produção e uso em sala de aula

  • Mirley Ribeiro Moreira Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Paulina Setti Riedel Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Samia de Moura Passarella Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Cristhiane da Silva Ramos Instituto Real de Tecnologia de Melbourne
Palavras-chave: Material multimídia interativo. Processo de ensino e aprendizagem. Material didático.

Resumo

O artigo descreve experiência de produção do material educacional multimídia interativo em código aberto, que objetiva estudar movimentos de massa. A investigação foi realizada por meio da observação do uso de CD educacional em sala de aula, apresentado em turmas de graduação de Ciências da Terra e Engenharia, e aplicação de questionários. Os dados foram graficamente catalogados. Os resultados obtidos sinalizaram que a produção de CDs educacionais facilita a compreensão e fixação da matéria, pois a interatividade desperta a curiosidade dos alunos e promove maior atenção e concentração. Um desafio na utilização do material é a necessidade de mudar o perfil do professor: se por um lado os avanços tecnológicos exigem que ele tenha respostas rápidas, precisas e imediatas para alunos com grande quantidade de informação e acostumados à velocidade da internet, por outro lado muitos docentes ainda se mostram refratários às mudanças, insistindo no estereótipo da relação professor-aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirley Ribeiro Moreira, Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho
Instituto Geociências – UNESP - Rio Claro/SP -Brasil.
Paulina Setti Riedel, Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho
Instituto Geociências – UNESP - Rio Claro/SP -Brasil.
Samia de Moura Passarella, Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho
Instituto Geociências – UNESP - Rio Claro/SP -Brasil.
Cristhiane da Silva Ramos, Instituto Real de Tecnologia de Melbourne
RMIT University, Melbourne - Austrália.

Referências

Andrade P.F.de. 2003. Aprender por projetos, formar educadores. In: Valente J.A. org. 2003. Formação de educadores para o uso da informática na escola. Campinas, SP: Unicamp/NIED. 203 p. (Cap. 4).

Borges Neto H. 1999. Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola. Fortaleza, CE, Educação em Debate, 37(1):135-138.

Campesato O. 2004. Fundamentals of SVG programming: concepts to source code. Charles River Media: USA. 512 p.

Garcia W.E. 2000. A regulamentação da educação a distância no contexto educacional brasileiro. In: Preti O. org. 2000. Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE – UFTM; Brasília: Plano, p. 79-88.

Lanfranchi J. P. 2003. Produção de um software educacional. Paraná. Londrina: Inst. Ciênc. Exatas, Univ. Est. Londrina. 44 p. (Monogr., especialização).

Marisco N. 2004. Web Mapas Interativos como interface aos dados geoespaciais: uma abordagem utilizando-se tecnologias fontes abertas. Florianópolis. Santa Catarina: Depto. Eng. Civil, Univ. Fed. Santa Catarina. 291p. (Tese Dout.)

Melo M.M.M., Antunes M.C.T. 2002. Software livre na educação, In: Mercado L.P.L. org. 2002. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática, Maceió: Edufal. p 63-86.

Newmann A., Winter A.M. 2006. Vector –based Web Cartography: Enabler SVG. URL: http://www.carto.net/papers/svg/ Acesso: 06.03.2010.

Petitto S. 2003. Projetos de trabalho em informática: desenvolvendo competências. Campinas: Ed. Papirus. 160p.

Ramos C. da S. 2006. Establishing fundamental theories for internet Atlas realisation with application in the Brazilian Primary education system. Victoria. Melbourne: School of Math. and Geospatial Sciences, Univ. Melbourne. 246p. (Tese Dout.)

Ramos C.S., Cartwright W., Almeida R.D. 2005. Expanding map access for brazilian children: an open source template for publishing school atlases on the web. In: XXII International Cartographic Conference. La Coruna – Espanha. Mapping approaches into a changing world. URL: www.cartesia.org/.../CRISTHIANE%20DA%20SILVA%20RAMOS.pdf. Acesso 08.10.2009.

Publicado
2015-06-26
Como Citar
Moreira, M. R., Riedel, P. S., Passarella, S. de M., & Ramos, C. da S. (2015). Material educacional multimídia interativo sobre movimentos de massa: produção e uso em sala de aula. Terrae Didatica, 8(2), 102-114. https://doi.org/10.20396/td.v8i2.8637420
Seção
Artigos