Uso do programa cristalográfico Mercury® para o ensino de Química Mineral e Mineralogia

Autores

  • Carlos Jorge da Cunha Universidade Federal do Paraná
  • João Batista Marques Novo Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v2i1.8637466

Palavras-chave:

Cristalografia. Minerais. Programa. Ensino. Mercury.

Resumo

O programa cristalográfico Mercury®, distribuído gratuitamente na internetpelo Cambridge Crystallographic Data Centre (CCDC) permite a visualização tridimensional de estruturas de minerais a partir de arquivos CIF (Crystallographic Information File) e permite também: medição de distâncias e ângulos de ligação e ângulos de torção; seleção ou exclusão de átomos; geração do difratograma de raios X de pó e a visualização de planos hkl do cristal; da cela unitária e de porções selecionadas do cristal. Ele tem sido usado como recurso didático, há três anos, na disciplina CQ-029, ofertada pelo Departamento de Química aos alunos do Curso de Geologia da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Os efeitos desta metodologia têm sido significativos na compreensão, por parte dos alunos, das diferentes estruturas de silicatos, dos diferentes tipos de coordenação de íons, da origem (e atribuição) dos picos em difratogramas de raios X e na compreensão dos vários tipos de substituição sólida.

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Biografia do Autor

Carlos Jorge da Cunha, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Química Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná 

João Batista Marques Novo, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Química Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

CUNHA, C. J. da; NOVO, J. B. M. Uso do programa cristalográfico Mercury® para o ensino de Química Mineral e Mineralogia. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 67–74, 2015. DOI: 10.20396/td.v2i1.8637466. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637466. Acesso em: 19 set. 2021.

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