Perspectivas actuais sobre o ensino das ciências: clarificação de caminhos

Autores

  • Jorge Bonito Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v4i1.8637491

Palavras-chave:

Educação em ciências. Ciência do aluno. Ciência do professor. Modelo de ensino das ciências

Resumo

A perspectiva construtivista da aprendizagem contaminou as orientações da educação científica actual, embora o papel do aluno na construção e na transformação do conhecimento seja assumido de forma distinta pelos diversos autores. Um dos vultos do desenvolvimento cognitivo é Barbara Rogoff, com o seu modelo de aprendizagens do pensamento. A investigação sobre o conhecimento do aluno e do professor é, actualmente, um dos aspectos que tem sido bem investigado no campo da formação de professores. Alguns estudos realizados no domínio da educação têm contribuído com alguns dados distintivos entre as formas de resolver problemas pelo aluno e as maneiras utilizadas por um especialista. É possível, no momento, sintetizar os principais contributos da psicologia cognitiva para o ensino das ciências, em um modelo de estratégias que deve ser envolvente, e que é pelo autor designado de “octópode pedagógico”

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Biografia do Autor

Jorge Bonito, Universidade de Évora

Departamento de Pedagogia e Educação, Universidade de Évora, Évora, Portugal.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

BONITO, J. Perspectivas actuais sobre o ensino das ciências: clarificação de caminhos. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 28–42, 2015. DOI: 10.20396/td.v4i1.8637491. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637491. Acesso em: 19 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos