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História e filosofia das geociências: relevância para o ensino e formação profissional
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Palavras-chave

História das ciências. Filosofia das ciências. Ensino de geociências

Como Citar

FIGUEIRÔA, Silvia Fernanda de Mendonça. História e filosofia das geociências: relevância para o ensino e formação profissional. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 63–71, 2015. DOI: 10.20396/td.v5i1.8637503. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637503. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo aponta relações importantes entre a História, a Filosofia e a Educação em Geociências para a formação profissional de geocientistas e futuros professores. Parte de um breve levantamento das discussões acerca das relações entre os mencionados campos do conhecimento ao longo dos últimos 50 anos, salientando alguns papéis didáticos que a História e a Filosofia podem desempenhar. A seguir, usa um exemplo recente em Geologia para articular as reflexões de alguns trabalhos clássicos sobre as Ciências e as Geociências. Conclui reforçando a relevância das reflexões históricas e epistemológicas para aprimoramento da formação profissional e para a renovação de práticas educativas.

https://doi.org/10.20396/td.v5i1.8637503
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