Modelos experimentais de formação de cadeias de montanhas no contexto dos Ciclos de Wilson

Autores

  • Edite Bolacha Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v11i3.8643640

Palavras-chave:

Modelação Análoga. Ciclo de Wilson. Formação de montanhas. Tectónica de placas. Aprendizagem formal e não-formal.

Resumo

O presente trabalho propõe algumas experiências de modelação análoga que simulam a formação de cadeias de montanhas no contexto dos ciclos de Wilson. Porém, não se pretende colocar apenas em evidência as fases finais do ciclo, de colisão continental, como por vezes acontece, mas também as anteriores, relacionadas ainda com a subdução, e que permitem explicar vários casos reais. A relevância desta divulgação decorre de resultados obtidos em investigações em que estas experiências foram aplicadas, em sala de aula e num Museu de Ciência. Eles revelaram que os modelos de subdução permitem que os alunos concetualizem melhor o processo real, aproximando-se dos modelos científicos mais atuais e integrando várias fases do ciclo de Wilson. Para aplicações futuras, descrevem-se os pressupostos científicos, a relação entre modelos físicos e modelos científicos e sugerem-se formas e contextos de aprendizagem para aplicação das experiências, bem como alguns cenários de enquadramento geológico atual ou passado.

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Biografia do Autor

Edite Bolacha, Universidade de Lisboa

IDL- Instituto Dom Luiz, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Campo Grande, Lisboa, Portugal.

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Publicado

2016-02-26

Como Citar

BOLACHA, E. Modelos experimentais de formação de cadeias de montanhas no contexto dos Ciclos de Wilson. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 11, n. 3, p. 127–137, 2016. DOI: 10.20396/td.v11i3.8643640. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8643640. Acesso em: 27 nov. 2022.

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Artigos