Time-averaging e suas implicações para o registro fóssil marinho

Autores

  • Matias do Nascimento Ritter Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernando Erthal Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v12i2.8646318

Palavras-chave:

Tafonomia. Moluscos marinhos. Fósseis. Resolução temporal

Resumo

A Tafonomia é uma área da Paleontologia que estuda como a informação biológica é alterada na rota teórica vivo-mortofóssil. Esta ciência tem se tornado cada vez mais quantitativa e se utilizado de estudos em ambientes modernos para generalizar os efeitos ao registro fóssil. Aqui é apresentada uma extensa revisão sobre o processo tafonômico denominado time-averaging, no qual
fósseis não contemporâneos são encontrados em uma mesma camada fóssil, com base principalmente em invertebrados marinhos (moluscos). Além dos efeitos ao registro fóssil, são apresentadas as principais variáveis que atuam na formação do registro fóssil em um ambiente marinho de margem passiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matias do Nascimento Ritter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Biólogo marinho formado pela UFRGS e Mestre em Geociências (Paleontologia) pelo Programa de Pós-graduação em Geociências da UFRGS (PPGeo/IGeo). Atualmente sou aluno de doutorado do PPGGeo/UFRGS. Minhas pesquisas abordam temáticas relacionadas à Tafonomia (preservação, fidelidade quantitativa e time-averaging) de moluscos de ambientes costeiros e marinhos do sul da América do Sul.

Fernando Erthal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, Instituto de Geociências,

Downloads

Publicado

2016-08-02

Como Citar

RITTER, M. do N.; ERTHAL, F. Time-averaging e suas implicações para o registro fóssil marinho. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 81–103, 2016. DOI: 10.20396/td.v12i2.8646318. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8646318. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)