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Ciência, Poesia e Literatura: a Geologia Estética na Obra do Escritor Romântico José de Alencar
Reconstituição artística de uma paisagem do Pleistoceno sul-americano, com o notoungulado Toxodon, herbívoro de tamanho avantajado. (Desenho de Jorge Blanco). Ref. Braunn & Ribeiro 2017, Terræ Didatica, 13(2):131. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i2.8650100
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Palavras-chave

José de Alencar. Geologia estética. História da geologia. Literatura brasileira.

Como Citar

ALMEIDA, Soraya. Ciência, Poesia e Literatura: a Geologia Estética na Obra do Escritor Romântico José de Alencar. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 219–234, 2018. DOI: 10.20396/td.v13i3.8650961. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8650961. Acesso em: 28 maio. 2024.

Resumo

José de Alencar, principal nome do movimento literário romântico no Brasil, viveu entre 1829 e 1877, período em que a Geologia se consagrou como ciência e se tornou assunto de interesse também fora da comunidade cientifica. O escritor brasileiro não ficou insensível às questões geológicas e ao longo de sua obra são encontrados vários exemplos de Geologia Estética, que se torna mais relevante a partir de seu casamento com Georgina Cochrane, pertencente a uma família escocesa admiradora das montanhas e de sólida formação literária e científica. A personificação de rochas e montanhas e a utilização de vulcões como metáforas de sentimentos ocultos são as expressões mais contundentes nos romances de Alencar; suas visões estão em acordo com a percepção sombria manifestada por Thomas Burnet e pelos poetas britânicos em relação às rochas. Para Alencar, o granito é a “rocha” por excelência e, assim como Goethe, o escritor demonstra desconforto diante do modelo plutonista defendido por Hutton e Lyell.

https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8650961
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