Banner Portal
Práticas multidisciplinares para o ensino introdutório de Geociências
Reconstituição artística de uma paisagem do Pleistoceno sul-americano, com o notoungulado Toxodon, herbívoro de tamanho avantajado. (Desenho de Jorge Blanco). Ref. Braunn & Ribeiro 2017, Terræ Didatica, 13(2):131. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i2.8650100
PDF
Material Suplementar

Palavras-chave

Geologia aplicada. Práticas de ensino. Geologia introdutória. Exercícios.

Como Citar

KUCHENBECKER, Matheus. Práticas multidisciplinares para o ensino introdutório de Geociências. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 304–310, 2018. DOI: 10.20396/td.v13i3.8651225. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8651225. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar práticas de ensino que utilizam temas de Geologia Aplicada para introduzir estas áreas do conhecimento e, ao mesmo tempo, exercitar habilidades de Geologia Básica. Pretende-se demonstrar que este tipo de abordagem apresenta diversas pedagogias, dentre elas a valorização dos conhecimentos prévios dos alunos e o oferecimento de uma benéfica experiência quase-profissional. São aqui descritas práticas relacionadas a geofísica, hidrogeologia e prospecção mineral, acompanhadas de todo o material necessário para sua utilização em sala de aula. Em cada caso, são evidenciadas as potencialidades didáticas das situações apresentadas, bem como um sumário dos resultados esperados.

https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651225
PDF
Material Suplementar

Referências

Bonito J. 2001. As atividades práticas no ensino das Geociências. Um estudo que procura a conceptualização. Lisboa: Inst. Inov. Educ.

Bassoli F. 2014. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Ciênc. & Educ. 20(3):579-593.

Caamaño A. 2003. Los trabajos prácticos en Ciencias. In: Caamaño A., Oñorbe A., Pedrinaci E., Pro A., Aleixandre M. P. eds. Enseñar ciências. Barcelona: Graó. p. 95-118.

Carneiro C.D.R., Cunha C.A.L.S., Campanha G.A.C. 1993. A teoria e a prática em Geologia e o eterno retorno. Rev. Bras. Geoc., 23(4):339-346.

Constante A. Vasconcelos C. 2010. Actividades lúdico-práticas no ensino da Geologia: complemento motivacional para a aprendizagem. Terræ Didatica, 6(2), 101-123.

Toledo M.C.M. 2005. Geociências no Ensino Médio Brasileiro - Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Geol. USP, Publ. Espec. 3:31-44.

Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Terrae Didatica, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.