Conceitos básicos sobre segurança em trabalhos de campo para cursos de graduação em Geologia e Engenharia Geológica

Autores

  • Luiz Guilherme Poggio Teixeira
  • Ana Elisa Silva de Abreu Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651227

Palavras-chave:

Plano de segurança. Risco. Perigo.

Resumo

Durante o curso de graduação os alunos dos cursos de Geologia e Engenharia Geológica no Brasil consumirão 20% do tempo em trabalhos de campo. Como os riscos nos trabalhos de campo são diferentes daqueles encontrados nas salas de aulas e nos laboratórios os mesmos devem ser avaliados e medidas de controle devem ser implantadas. No presente artigo são apresentados os conceitos básicos sobre segurança e identificados os principais riscos presentes nas atividades de campo de graduação. Em seguida propõe-se a criação de um plano de segurança como parte integrante de um código de atividades de campo. O plano deverá conter diretrizes específicas, documentação apropriada e programa de treinamentos. Para que o plano obtenha sucesso, ou seja, evite riscos, deverá haver engajamento por parte de todos os participantes da atividade e comprometimento das esferas superiores em relação à segurança.

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Biografia do Autor

Luiz Guilherme Poggio Teixeira

Geólogo consultor

Ana Elisa Silva de Abreu, Universidade de São Paulo

Professora/pesquisadora do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui dupla formação acadêmica (graduada em Geologia pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo - 1995 e em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2002). Mestrado e Doutorado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP). Atua como pesquisadora nas áreas de Geologia de Engenharia, Geologia e Geotecnia Ambiental e Hidrogeologia.

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Publicado

2018-01-22

Como Citar

TEIXEIRA, L. G. P.; ABREU, A. E. S. de. Conceitos básicos sobre segurança em trabalhos de campo para cursos de graduação em Geologia e Engenharia Geológica. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 323–331, 2018. DOI: 10.20396/td.v13i3.8651227. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8651227. Acesso em: 26 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos