Banner Portal
Um jogo de tabuleiro humano para auxiliar a aprendizagem de geo- paleontologia na educação básica
PDF

Palavras-chave

Ciências biológicas. Educação básica. Geopaleontologia. Evolução. Atividade lúdica.

Como Citar

DÁLIA, Priscilla Santiago Alves. Um jogo de tabuleiro humano para auxiliar a aprendizagem de geo- paleontologia na educação básica. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 185–192, 2018. DOI: 10.20396/td.v14i2.8651582. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8651582. Acesso em: 17 jun. 2024.

Resumo

O presente artigo traz a proposta de verificar dentro do ensino de ciências biológicas na educação básica (ensino Fundamental II e Médio) como é a associação entre os conteúdos da área de geopaleontologia com evolução e estudar se os discentes conseguem assimilar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula com os eventos/ fenômenos propriamente ocorridos há milhões de anos incluindo a este último o surgimento do planeta Terra. Analisar, através de uma atividade lúdica- um jogo de tabuleiro humano com perguntas e respostas, as frequentes dúvidas que surgirão durante esta atividade, esclarecendo-as. Ainda irá observar se o jogo trouxe algum aprendizado novo e o quanto isso foi aproveitado por eles.
https://doi.org/10.20396/td.v14i2.8651582
PDF

Referências

CARVALHO, Ismar de Souza. Paleontologia – Volume 1: Conceitos e métodos. 3 ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2010. 734p.

EDIÇÕES EDUCATIVAS DA EDITORA MODERNA. Ciências 7- ARARIBÁ PLUS. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2014. 264p.

FAEZ, Ana Cláudia Antunes Guarda; FAGUNDES, Nevicthon; TAKAMATSU, Ricardo. Ciências- Livro 1- 6° ano. São Paulo: Poliedro, 2013. 196p.

GARCIA, Eliana et at. Ciências em cena 7° ano. 3 ed. Sem ed. São Paulo, 2012.

GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências planeta Terra 6° ANO- Projeto Teláris. Rio de Janeiro: Ática, 2012. 268p.

IANNUZZI, Roberto; VIEIRA, Carlos E. L. Paleobotânica. Rio Grande do Sul: UFRGS Editora, 2005. 167p.

IZAGUIRRY, Bruna Bianca Dornelles et at. A Paleontologia na escola: Uma proposta lúdica pedagógica em escolas do município de São Gabriel- RS. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 7 v.7 n.13, p. 2-16, jul-dez 2013.

LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia- Volume único. Rio de Janeiro: Ática, 2009. 552p.

LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Hoje 1. 15 ed. Rio de Janeiro: Ática, 2008. 432p.

LUIZ, Jéssica Martins Marques, et at. As concepções de jogos para Piaget, Wallon e Vygotshi. Revista digital EFDeportes.com, Buenos Aires, Ano 19, número 195, Agosto 2014.

MARCONDES, Ayrton Cesar. Biologia e cidadania- Ensino Médio Volume 2. São Paulo: Escala Educacional, 2008. 552p.

PRESS, Frank et at. Para entender a Terra. 4 ed. São Paulo: Artmed, 2006. 768p.

SANT’ANNA, Alexandre; e NASCIMENTO, Paulo Roberto. A história do lúdico na educação. REVEMAT, eISSN 1981-1322, Florianópolis (SC), v. 06, n. 2, p. 19-36, 2011.

TEIXEIRA, Wilson. et at. Decifrando a Terra. 2 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. 624p.

Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Terrae Didatica, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.