Um jogo de tabuleiro humano para auxiliar a aprendizagem de geo- paleontologia na educação básica

Autores

  • Priscilla Santiago Alves Dália Faculdade Técnico Educacional Souza Marques

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v14i2.8651582

Palavras-chave:

Ciências biológicas. Educação básica. Geopaleontologia. Evolução. Atividade lúdica.

Resumo

O presente artigo traz a proposta de verificar dentro do ensino de ciências biológicas na educação básica (ensino Fundamental II e Médio) como é a associação entre os conteúdos da área de geopaleontologia com evolução e estudar se os discentes conseguem assimilar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula com os eventos/ fenômenos propriamente ocorridos há milhões de anos incluindo a este último o surgimento do planeta Terra. Analisar, através de uma atividade lúdica- um jogo de tabuleiro humano com perguntas e respostas, as frequentes dúvidas que surgirão durante esta atividade, esclarecendo-as. Ainda irá observar se o jogo trouxe algum aprendizado novo e o quanto isso foi aproveitado por eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Santiago Alves Dália, Faculdade Técnico Educacional Souza Marques

Faculdade Técnico Educacional Souza Marques.

Referências

CARVALHO, Ismar de Souza. Paleontologia – Volume 1: Conceitos e métodos. 3 ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2010. 734p.

EDIÇÕES EDUCATIVAS DA EDITORA MODERNA. Ciências 7- ARARIBÁ PLUS. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2014. 264p.

FAEZ, Ana Cláudia Antunes Guarda; FAGUNDES, Nevicthon; TAKAMATSU, Ricardo. Ciências- Livro 1- 6° ano. São Paulo: Poliedro, 2013. 196p.

GARCIA, Eliana et at. Ciências em cena 7° ano. 3 ed. Sem ed. São Paulo, 2012.

GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências planeta Terra 6° ANO- Projeto Teláris. Rio de Janeiro: Ática, 2012. 268p.

IANNUZZI, Roberto; VIEIRA, Carlos E. L. Paleobotânica. Rio Grande do Sul: UFRGS Editora, 2005. 167p.

IZAGUIRRY, Bruna Bianca Dornelles et at. A Paleontologia na escola: Uma proposta lúdica pedagógica em escolas do município de São Gabriel- RS. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 7 v.7 n.13, p. 2-16, jul-dez 2013.

LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia- Volume único. Rio de Janeiro: Ática, 2009. 552p.

LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Hoje 1. 15 ed. Rio de Janeiro: Ática, 2008. 432p.

LUIZ, Jéssica Martins Marques, et at. As concepções de jogos para Piaget, Wallon e Vygotshi. Revista digital EFDeportes.com, Buenos Aires, Ano 19, número 195, Agosto 2014.

MARCONDES, Ayrton Cesar. Biologia e cidadania- Ensino Médio Volume 2. São Paulo: Escala Educacional, 2008. 552p.

PRESS, Frank et at. Para entender a Terra. 4 ed. São Paulo: Artmed, 2006. 768p.

SANT’ANNA, Alexandre; e NASCIMENTO, Paulo Roberto. A história do lúdico na educação. REVEMAT, eISSN 1981-1322, Florianópolis (SC), v. 06, n. 2, p. 19-36, 2011.

TEIXEIRA, Wilson. et at. Decifrando a Terra. 2 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. 624p.

Downloads

Publicado

2018-06-15

Como Citar

DÁLIA, P. S. A. Um jogo de tabuleiro humano para auxiliar a aprendizagem de geo- paleontologia na educação básica. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 185–192, 2018. DOI: 10.20396/td.v14i2.8651582. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8651582. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos