Resumo
Os temas geológicos são abordados no ensino fundamental dentro do conteúdo programático das disciplinas de Ciências e Ge-ografia e, portanto, podem ocupar muitas vezes um papel secundário. A proposta deste trabalho foi aproximar a universidade do ensino básico, popularizando determinados conceitos e conteúdos por meio de ações com estudantes da graduação e do ensino fundamental. A iniciativa buscou tratar do tema “O Interior da Terra” com base em experimentos que permitissem enten-der os fenômenos geológicos e os processos que ocorrem nas subdivisões internas conhecidas. Estes experimentos buscaram reproduzir, de maneira simples, e com uso de materiais alternativos e de baixo custo, os padrões observados da micro à ma-croescala nos fenômenos naturais. Os experimentos foram elaborados por um grupo de discentes do componente curricular Geologia Histórica, do curso de bacharelado em Geologia na Universidade Federal de Roraima, sob orientação dos professores desta disciplina, e apresentados a um grupo de 51 alunos do 6º ano do ensino fundamental. A experiência realizada mostrou que os alunos da educação básica têm melhor entendimento sobre os fenômenos quando expostos a experimentos.Referências
Adas, M., & Adas, S. (2011). Expedições Geográficas. Vol. 1. São Paulo: Moderna.
Brasil. MEC. Secretaria da Educação Fundamental. 1998a. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF.
Brasil. MEC. Secretaria da Educação Fundamental. 1998b. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geo-grafia. Brasília: MEC/SEF.
Constante, A., & Vasconcelos, C. (2010). Actividades lúdicopráticas no ensino da geologia: complemento motivacional para a aprendizagem. Terræ Didati-ca, 6(2), 101-123.
Giansanti, R., Padovesi, F., Oliva, J., & Pamplona, G. (2012). Geografia: um olhar sobre o planeta Terra, 6º ano. São Paulo: AJS.
Grotzinger, J., & Jordan, T. (2013). Para Entender a Terra. Porto Alegre, Brasil: Bookman.
Halliday, D., Resnick, R., & Walker, J. (2009). Funda-mentos de Física: gravitação, ondas e termodinâ-mica. São Paulo: Editora LTC.
Kearey, P., Klepeis, K., & Vine F. (2016). Tectônica Global. Porto Alegre: Editora Bookman.
Lucci, E. A., & Branco, A. L. (2012). Geografia: homem & espaço, 6º ano. São Paulo: Saraiva.
Magalhães, C., Sourient, L., Gonçalves, M., & Rudek, R. (2012). Perspectiva Geografia, 6. São Paulo: Editora do Brasil.
Mason, B. H. (1971). Princípios de Geoquímica. São Paulo: Editora Polígono.
Mello, F. T. de, Mello, L. H. C. de, & Torello, M. B. de F. (2005). A Paleontologia na Educação Infantil: alfabetizando e construindo conhecimento. Ciência & Educação, 11(3), 395-410.
Projeto Araribá. (2010). Geografia. São Paulo: Moderna.
Scliar, C. (2009). Mineração e Geodiversidade do Planeta Terra: mineração nos Planos Curriculares Naci-onais do ensino Médio e Fundamental. São Paulo: Signus Ed.
Teixeira, W., Fairchild, T.R., Toledo, M. C. M. de, & Taioli, F. (2009). Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional.
A Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- Os originais não serão devolvidos aos autores;
- Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Terrae Didatica, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.