Abordando o interior da Terra no ensino básico por meio da experimentação

  • Ezequias Nogueira Guimarães Universidade Federal de Roraima
  • Matheus Scalabrin Universidade Federal de Roraima
  • Elieltom Sousa da Silva
  • Thiago Alves Evangelista Universidade Federal de Roraima
  • Wagner da Silva Dias Universidade Federal de Roraima
  • Elizete Celestino Holanda Universidade Federal de Roraima
Palavras-chave: Interior da terra. Educação básica. Experimentos.

Resumo

Os temas geológicos são abordados no ensino fundamental dentro do conteúdo programático das disciplinas de Ciências e Ge-ografia e, portanto, podem ocupar muitas vezes um papel secundário. A proposta deste trabalho foi aproximar a universidade do ensino básico, popularizando determinados conceitos e conteúdos por meio de ações com estudantes da graduação e do ensino fundamental. A iniciativa buscou tratar do tema “O Interior da Terra” com base em experimentos que permitissem enten-der os fenômenos geológicos e os processos que ocorrem nas subdivisões internas conhecidas. Estes experimentos buscaram reproduzir, de maneira simples, e com uso de materiais alternativos e de baixo custo, os padrões observados da micro à ma-croescala nos fenômenos naturais. Os experimentos foram elaborados por um grupo de discentes do componente curricular Geologia Histórica, do curso de bacharelado em Geologia na Universidade Federal de Roraima, sob orientação dos professores desta disciplina, e apresentados a um grupo de 51 alunos do 6º ano do ensino fundamental. A experiência realizada mostrou que os alunos da educação básica têm melhor entendimento sobre os fenômenos quando expostos a experimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ezequias Nogueira Guimarães, Universidade Federal de Roraima
Graduando em Geologia com ênfase em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Roraima - UFRR. Desenvolve atividades vinculadas ao Museu de Geociências da UFRR - MuGEO.
Matheus Scalabrin, Universidade Federal de Roraima
Graduando em Geologia da Universidade Federal de Roraima - UFRR. Bolsista de Iniciação Científica do Núcleo de Pesquisas Energéticas da UFRR, na área de Geologia Estrutural e Análise Tectônica em bacias sedimentares.
Elieltom Sousa da Silva
Graduando em Geologia pela Universidade Federal de Roraima - UFRR. Desenvolve atividade como bolsista no Laboratóro de Petrologia da UFRR.
Thiago Alves Evangelista, Universidade Federal de Roraima
Acadêmico do curso de Geologia da Universidade Federal de Roraima.
Wagner da Silva Dias, Universidade Federal de Roraima
Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professor do magistério superior da Universidade Federal de Roraima.
Elizete Celestino Holanda, Universidade Federal de Roraima
Doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora adjunta do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Roraima.

Referências

Adas, M., & Adas, S. (2011). Expedições Geográficas. Vol. 1. São Paulo: Moderna.

Brasil. MEC. Secretaria da Educação Fundamental. 1998a. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF.

Brasil. MEC. Secretaria da Educação Fundamental. 1998b. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geo-grafia. Brasília: MEC/SEF.

Constante, A., & Vasconcelos, C. (2010). Actividades lúdicopráticas no ensino da geologia: complemento motivacional para a aprendizagem. Terræ Didati-ca, 6(2), 101-123.

Giansanti, R., Padovesi, F., Oliva, J., & Pamplona, G. (2012). Geografia: um olhar sobre o planeta Terra, 6º ano. São Paulo: AJS.

Grotzinger, J., & Jordan, T. (2013). Para Entender a Terra. Porto Alegre, Brasil: Bookman.

Halliday, D., Resnick, R., & Walker, J. (2009). Funda-mentos de Física: gravitação, ondas e termodinâ-mica. São Paulo: Editora LTC.

Kearey, P., Klepeis, K., & Vine F. (2016). Tectônica Global. Porto Alegre: Editora Bookman.

Lucci, E. A., & Branco, A. L. (2012). Geografia: homem & espaço, 6º ano. São Paulo: Saraiva.

Magalhães, C., Sourient, L., Gonçalves, M., & Rudek, R. (2012). Perspectiva Geografia, 6. São Paulo: Editora do Brasil.

Mason, B. H. (1971). Princípios de Geoquímica. São Paulo: Editora Polígono.

Mello, F. T. de, Mello, L. H. C. de, & Torello, M. B. de F. (2005). A Paleontologia na Educação Infantil: alfabetizando e construindo conhecimento. Ciência & Educação, 11(3), 395-410.

Projeto Araribá. (2010). Geografia. São Paulo: Moderna.

Scliar, C. (2009). Mineração e Geodiversidade do Planeta Terra: mineração nos Planos Curriculares Naci-onais do ensino Médio e Fundamental. São Paulo: Signus Ed.

Teixeira, W., Fairchild, T.R., Toledo, M. C. M. de, & Taioli, F. (2009). Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

Publicado
2019-02-14
Como Citar
Guimarães, E. N., Scalabrin, M., Silva, E. S. da, Evangelista, T. A., Dias, W. da S., & Holanda, E. C. (2019). Abordando o interior da Terra no ensino básico por meio da experimentação. Terrae Didatica, 15, e019005. https://doi.org/10.20396/td.v15i1.8654660