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Abordando o interior da Terra no ensino básico por meio da experimentação
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Palavras-chave

Interior da terra. Educação básica. Experimentos.

Como Citar

GUIMARÃES, Ezequias Nogueira; SCALABRIN, Matheus; SILVA, Elieltom Sousa da; EVANGELISTA, Thiago Alves; DIAS, Wagner da Silva; HOLANDA, Elizete Celestino. Abordando o interior da Terra no ensino básico por meio da experimentação. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019005, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i1.8654660. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8654660. Acesso em: 5 dez. 2024.

Resumo

Os temas geológicos são abordados no ensino fundamental dentro do conteúdo programático das disciplinas de Ciências e Ge-ografia e, portanto, podem ocupar muitas vezes um papel secundário. A proposta deste trabalho foi aproximar a universidade do ensino básico, popularizando determinados conceitos e conteúdos por meio de ações com estudantes da graduação e do ensino fundamental. A iniciativa buscou tratar do tema “O Interior da Terra” com base em experimentos que permitissem enten-der os fenômenos geológicos e os processos que ocorrem nas subdivisões internas conhecidas. Estes experimentos buscaram reproduzir, de maneira simples, e com uso de materiais alternativos e de baixo custo, os padrões observados da micro à ma-croescala nos fenômenos naturais. Os experimentos foram elaborados por um grupo de discentes do componente curricular Geologia Histórica, do curso de bacharelado em Geologia na Universidade Federal de Roraima, sob orientação dos professores desta disciplina, e apresentados a um grupo de 51 alunos do 6º ano do ensino fundamental. A experiência realizada mostrou que os alunos da educação básica têm melhor entendimento sobre os fenômenos quando expostos a experimentos.
https://doi.org/10.20396/td.v15i1.8654660
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