Banner Portal
v. 15 (2019): Publicação Contínua
Publicação Contínua

Uma publicação periódica em Ciências da Terra que busca difundir inovações e recursos de alta qualidade para difundir o conhecimento e aprimorar a Ciência e a Educação

Imagem de capa:
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná, exibindo bela alternância de dolomitos e folhelhos com espessuras milimétricas a centimétricas. Pedreira inativa em Assistência, Rio Claro, SP (Foto C.D.R. Carneiro)

Apresentação

Celso Dal Ré Carneiro, Sueli Yoshinaga Pereira, Pedro Wagner Gonçalves, Fresia Ricardi-Branco
Geoética e difusão do conhecimento da natureza
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654694
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654694

Artigos

Renata Augusta Azevedo
e019001
Conceitos fundamentais sobre migmatitos
https://doi.org/10.20396/td.v15i1.8653435
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i1.8653435
Debora S. Queiroz, Eliane A. Del Lama, Maria G. M. Garcia
e019002
Proposta de roteiro geoturístico pelos prédios históricos do centro de Santos (SP)
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654686
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654686
Robson Rafael de Oliveira, Marcos Antonio Leite do Nascimento
e019003
Mapa geológico simplificado do estado do Rio Grande do Norte: representação cartográfica de elementos geológicos para divulgação das Geociências
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654688
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654688
Victor do Amaral Cruz Freret, Hernani Aquini Fernandes Chaves, Cleveland Maximino Jones
e019004
Análise cronológica da indústria petrolífera
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654690
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654690
Ezequias Nogueira Guimarães, Matheus Scalabrin, Elieltom Sousa da Silva, Thiago Alves Evangelista, Wagner da Silva Dias, Elizete Celestino Holanda
e019005
Abordando o interior da Terra no ensino básico por meio da experimentação
https://doi.org/10.20396/td.v15i1.8654660
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i1.8654660
Marcelo Acevedo
e019006
La inmutabilidad aparente del planeta, el catastrofismo y la escala temporal geológica como obstáculos para la percepción del riesgo
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654691
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654691
Babak Asli, Masoumeh Eghbali, Narges Ghamami, Hassan Didari Abbasabad, Behrooz Rasuli, Fereydoun Rezaie
e019007
The necessity of developing knowledge map of the world in Earth Sciences and mines field studies based on research activities: a case study of Iran
https://doi.org/10.20396/td.v15i1.8654661
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i1.8654661
Claudio Marinho, Gisele Francelino Miguel, Joemes de Lima Simas, Pedro Wagner Gonçalves
e019008
Elementos da História e Filosofia das ciências em livros didáticos de Geologia: uma análise temporal
https://doi.org/10.20396/td.v15i1.8654663
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i1.8654663
Cibele Gasparelo Voltani, Kelly B. V. Silva, Dayane G. Silva, Regina H. R. C. Baptista, Debora L. G. Lookin, Thomas R. Fairchild, Juliana M. Leme
e019009
Explorando o potencial científico-social da coleção científica de fósseis do IGc/USP: preparação de material para pesquisa, exposição e uso didático
https://doi.org/10.20396/td.v15i1.8654662
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i1.8654662
Robson Passos, Guilherme Preisser, Michelle Reboita, Enrique Mattos
e019010
Caracterização de um sistema convectivo de mesoescala por meio de sistema de informações geográficas
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8653308
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8653308
Alexandre Campane Vidal, Bruno Luís Gonçalves Dilly, Giorgio Basilici
e019011
Programa computacional para análise de imagens de sistema poroso de rochas sedimentares
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8653110
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8653110
Lúcio Flávio Moreira Cavalcanti, Felisbela Maria Costa Oliveira, Evenildo Bezerra Melo, Amanda Cristiane Gonçalves Fernandes, Almany Costa Santos
e019013
“Granito Azul Sucuru”: da preocupação ambiental às alternativas de reaproveitamento pela caracterização tecnológica : from environmental concerns to reuse possibilities based on technological characterization
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8650328
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8650328
Darlan da Conceição Neves, Alfredo Borges de Campos
e019014
Representações discursivas da geografia física em livros didáticos de geografia
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8656592
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8656592
Felipe Antônio Souza Penha, Luciana Freitas de Oliveira França, Márcia Evangelista Sousa, Flaviana Jorge de Lima
e019015
O conhecimento de Geologia e Paleontologia como suporte no aprendizado de Geografia no ensino médio
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8653660
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8653660
Karina Kawai Higa, Vanessa Costa Mucivuna, Maria da Glória Motta Garcia
e019016
Potential educational use of geomorphological units and landforms: an approach from the inventory of the geological heritage of the state of São Paulo, Brazil
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654665
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654665
Héctor Luis Lacreu
e019017
Geolodactica, desafíos para renovar la enseñanza de la Geología
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654666
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654666
Renan Pinton de Camargo, Joseli Maria Piranha
e019018
Formação continuada como subsídio à gestão ambiental: experiência com gestores municipais
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655721
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655721
Rajasekhariah Shankar
e019019
The International Earth Science Olympiad as a tool to enhance the profile and quality of earth science education
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654667
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654667
Benjamim Bley de Brito Neves
e019020
Terrenos tectonoestratigráficos e/ou “Maciços”: evolução do conceito e aplicação na zona transversal da Província Borborema
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655818
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655818
Elias Araujo Bressane, Maria Cristina Motta de Toledo, Celso Dal Ré Carneiro
019021
Curso de extensão universitária para professores de Ciências da Natureza sobre o tema “Terra e Universo”
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654875
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654875
Beatriz Siqueira
e019022
O ensino de Geografia física e os jogos digitais: trabalhando suscetibilidade, vulnerabilidade e resiliência frente aos desastres naturais
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8653224
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8653224
Katia Leite Mansur
e019023
Ensino, pesquisa e extensão a serviço da geoconservação: aplicação no currículo do curso de geologia da UFRJ
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654462
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654462
Silvio Jorge Coelho Simoes, Márcio Roberto Magalhães Andrade, Tatiana Sussel Gonçalves Mendes, Rodolfo Moreda Mendes, Luciene Gomes, Cassiano Antonio Bortolozo
e019024
Modelagem 3D e geovisualização aplicada a desastres naturais. Uma proposta de laboratório de ensino e pesquisa para monitoramento e previsão de escorregamentos
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654053
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654053
Rômulo Hohemberger, Cibele Schwanke, Jéssica de Góes Bilar, Renato Xavier Coutinho
e019025
A paleontologia na perspectiva do ensino: uma análise cientométrica
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8653339
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8653339
Carlos Roberto Pires Campos, Maria Margareth Cancian Roldi, Brenda Odete Pfeifer de Araújo, Guilherme Pizoni Fadini
e019026
Uma intervenção pedagógica no Sambaqui do Limão (ES): contribuições para a formação de professores
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655269
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655269
Maria da Gloria Motta Garcia, Fernanda Coyado Reverte, Vanessa Costa Mucivuna, Karlla Emmanuelle Cunha Arruda, Rachel Prochoroff, Priscila Lopes de Abreu Santos, Raquel Mamblona Marques Romão
e019028
Geoconservação em áreas protegidas: contribuição de cursos para monitores ambientais no litoral norte do Estado de São Paulo, Brasil
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8652390
PDF MAT. SUPLEMENTAR
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8652390
Luis Eduardo de Oliveira Muraro, Sueli Yoshinaga Pereira, Paulo Ricardo Brum Pereira
e019029
Características morfológicas da planície de inundação do Rio Atibaia, entre Campinas e Jaguariúna, SP, Brasil
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655083
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655083
Pedro Wagner Gonçalves, Natalina Aparecida Laguna Sicca, Maurílio Antonio Ribeiro Alves, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
e019030
A ciência atrás da siderurgia e da mineração do ferro
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654167
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654167
Matheus Lisboa Nobre da Silva, Marcos Antonio Leite do Nascimento, Kátia Leite Mansur, Getson Luís Dantas de Medeiros
e019031
Uso de fotogrametria digital na elaboração de modelos tridimensionais com aplicação em geoconservação e educação
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655364
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655364
Claudia Vilhena Schayer Sabino, Sebastião Duarte Dias, Wolney Lobato
e019032
Uso da história em quadrinhos na educação ambiental em Santo Antônio de Pádua, RJ
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655109
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655109
Sarah Gonçalves Duarte, Nayara de Macedo dos Santos, Luana Graziella Bandeira, Claudia Maria Magalhães Ribeiro Martins, Marcos Gervásio Pereira, Lúcio Carramillo Caetano
e019033
Conhecimento prévio de paleontologia e geologia de ingressantes em cursos de Ciências Biológicas e Geologia de universidades do Rio de Janeiro
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654529
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654529
Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira, Edwaldo Oliva, Fátima Sueli Neto Ribeiro, Ausenda Cáceres Balbino, Luiz Otávio Rezende Castro
e019034
A proximidade de um parque paleontológico estimulando o conhecimento entre estudantes da educação básica brasileira
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654372
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654372
Rosalvo Nobre Carneiro
e019035
Contemporary challenges of teaching education: communicative competence and universal geoethics principles
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655111
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655111
Caiubi Emanuel Souza Kuhn, Paulo Henrique Monteiro Guimarães
e019036
Política de estágio da Universidade Federal de Mato Grosso e a transição escola-trabalho
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654794
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654794
Fabiana Curtopassi Pioker-Hara, Elen Cristina Faht
e019037
Confusão na evolução: o anacronismo em longa-metragens animados infantis: anacronismo en las películas animadas infantiles
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657617
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657617
Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira, Ausenda Cáceres Balbino, Edwaldo Oliva, Luis Otávio Rezende Castro, Fátima Sueli Neto Ribeiro
e019039
Visitas escolares ao Parque Paleontológico de Itaboraí: contribuições ao ensino de paleontologia
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654419
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654419
Celso Dal Ré Carneiro, Isabella Nogueira Bittar de Castilho Barbosa, Danilo Amendola, Gisele Francelino Miguel, José Roberto Malaquias Júnior
e019040
Plataforma open-web Geo-Escola: critérios para inclusão de novos materiais didáticos
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657521
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657521
Gisele Francelino Miguel, Celso Dal Ré Carneiro
e019041
Taxonomia de Bloom como instrumento no ensino-aprendizagem de projeção estereográfica em geologia
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657522
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657522
Danilo Amendola, Celso Dal Ré Carneiro
e019042
Análise crítica de conceitos de geologia apresentados na plataforma YouTube® com foco em vídeo-aulas
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657523
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657523
Celso Dal Ré Carneiro, Lucca Martins Franco, Gabriel Bueno Fagundes de Freitas, Pedro Wagner Gonçalves
e019043
Processos de mudança climática durante a “Pequena Idade do Gelo” sob o enfoque de Ciência do Sistema Terra
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657525
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657525
Thales Alves Conceição, Joemes de Lima Simas
e019044
Aplicação do alinhamento construtivo a partir da validação da ferramenta SEISLAB para MATLAB para uma aprendizagem significativa
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657530
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657530
Joemes de Lima Simas, Gisele Francelino Miguel
e019045
Uso de software de projeção estereográfica como recurso para a aprendizagem significativa em um curso de Engenharia de Petróleo e Gás
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657549
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657549
André Luiz Fernandes Soares, Juliana Silva Abreu, Airton José da Silva Neto, Gabriel Barbosa Medeiros, Thaís Giovanna Fernandes, Maria Sílvia Carvalho Barbosa, Luis Artur Souza Oliveira
e019046
“Café Geofísico” e “Workshop de Geofísica Aplicada”: organização de eventos e sua importância na disseminação da ciência geofísica
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657557
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657557
Vânia Maria Nunes dos Santos, Denise de La Corte Bacci
e019047
Educação e aprendizagem social para Geoconservação: proteção de serviços ecossistêmicos e governança ambiental na Macrometrópole Paulista
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657587
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657587
Fabiana Pegoraro Soares
e019048
Objetivos de desenvolvimento sustentável e geografia escolar: exemplos de aplicação
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657602
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657602
Pedro Wagner Gonçalves, Natalina Aparecida Laguna Sicca, Maurílio Antonio Ribeiro Alves, Celso Dal Ré Carneiro, Carlos Alberto Lobão da Silveira Cunha, Oscar Braz Mendonza Negrão
e019049
Ensino de Ciências da Terra a partir da cidade
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657609
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657609
Wagner da Silva Andrade, Celso Dal Ré Carneiro
e019050
Ilustrar ou induzir? eis a questão...Os trabalhos de campo e seus papéis didáticos: esa es la cuestión...El trabajo de campo y sus roles didácticos
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657610
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657610
Danilo Mosca da Costa, Edson Roberto de Souza
e019051
O tempo geológico em livros didáticos de Geografia: uma avaliação: una evaluación
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657611
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657611
Juliana Pontin, Rosely Aparecida Liguori Imbernon
e019052
Divulgação geocientífica inclusiva: a audiodescrição de vídeos educativos: la audiodescrição de videos educativos
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657612
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657612
Josilaine Santina da Silva, Fábio Braz Machado , Danilo Missias Teixeira, Marcelo Martin Zafalon
e019053
A geologia que não se ensina nos livros didáticos de ciências do 6º ano nas escolas municipais de Maceió, AL, Brasil
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657614
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657614
Deyse Cristina Brito Fabrício, Antonio Carlos Vitte
e019054
A terra esférica e o olhar transcendental na Antiguidade Greco-Romana
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657615
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657615
Luana de Castro Oliveira Cruz, Simone Souza de Moraes, Rafaela Santos Chaves
e019055
Importância dada à paleontologia e geologia no ensino de ciências naturais e biologia: o que mudou?
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654886
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654886
Marcelo Rocha, José Renato Pin
e019056
Compreensões sobre meio ambiente : contribuições de visitas mediadas no Parque Nacional da Tijuca, RJ
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654363
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654363
Miquéias Ayran Nascimento Oliveira, Luciano Artemio Leal
e019057
Acessibilidade para alunos cegos e surdos em uma exposição permanente de Geociências
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8656265
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8656265

Breve Comunicação

Yawar Hussain, Hernan Martinez-Carvajal, Cristobal Condori, Rogério Uagoda, Martín Cárdenas-Soto, André Luís Brasil Cavalcante, Luciano Soares da Cunha, Salvatore Martino
e019012
Ambient seismic noise: a continuous source for the dynamic monitoring of landslides
https://doi.org/10.20396/td.v15i1.8652455
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i1.8652455

Tradução

Silvia Peppoloni, Giuseppe Di Capua
e019027
Geoética e cultura geológica: consciência, responsabilidade e desafios
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8653802
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8653802

Revisão

William Zanete Bertolini
e019038
O conceito de equilíbrio em Geomorfologia
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655009
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655009

Difusão Científica

Lucilene Dornelles Mello, Clarice Galhardi, Dimitri Tallemberg
e019058
Explorando as potencialidades da Olivicultura para a aprendizagem e divulgação de Geociências no RS, Brasil
https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8656948
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8656948