Uso de fotogrametria digital na elaboração de modelos tridimensionais com aplicação em Geoconservação e Educação

Palavras-chave: Fotogrametria, modelos tridimensionais, educação, geoconservação

Resumo

O uso de novas tecnologias pode ser uma ferramenta lúdica bastante útil em ações educativas nas geociências, colaborando também com a geoconservação de locais que se configurem como patrimônio geológico. Neste sentido, este trabalho utiliza a fotogrametria digital, um método simples e barato de geração de objetos tridimensionais, para obter um modelo digital de um geossítio na área do Projeto Geoparque Seridó. Foram utilizadas 229 fotografias obtidas com uma câmera Nikon P520, além de imagens aéreas do Geossítio Morro do Cruzeiro, capturadas com o uso de drone Phantom 3 Profissional. Os arquivos digitais foram processados no software Agisoft PhotoScan 1.4.1, que utiliza pontos de semelhança entre as fotografias para fazer o posicionamento das imagens e gerar, a partir delas, um modelo em três dimensões que foi, posteriormente, impresso em impressora 3D. Tal modelo possui diversas possibilidades de aplicação em sala de aula ou em ações de conservação da natureza, como subsídio para educação ambiental.

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Publicado
2019-09-10
Como Citar
Silva, M. L. N. da, Nascimento , M. A. L. do, Mansur , K. L., & Medeiros, G. L. D. de. (2019). Uso de fotogrametria digital na elaboração de modelos tridimensionais com aplicação em Geoconservação e Educação. Terrae Didatica, 15, e019031. https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655364