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Uso de fotogrametria digital na elaboração de modelos tridimensionais com aplicação em geoconservação e educação
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Palavras-chave

Fotogrametria
Modelos tridimensionais
Educação
Geoconservação

Como Citar

SILVA, Matheus Lisboa Nobre da; NASCIMENTO, Marcos Antonio Leite do; MANSUR, Kátia Leite; MEDEIROS, Getson Luís Dantas de. Uso de fotogrametria digital na elaboração de modelos tridimensionais com aplicação em geoconservação e educação. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019031, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8655364. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8655364. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O uso de novas tecnologias pode ser uma ferramenta lúdica bastante útil em ações educativas nas geociências, colaborando também com a geoconservação de locais que se configurem como patrimônio geológico. Neste sentido, este trabalho utiliza a fotogrametria digital, um método simples e barato de geração de objetos tridimensionais, para obter um modelo digital de um geossítio na área do Projeto Geoparque Seridó. Foram utilizadas 229 fotografias obtidas com uma câmera Nikon P520, além de imagens aéreas do Geossítio Morro do Cruzeiro, capturadas com o uso de drone Phantom 3 Profissional. Os arquivos digitais foram processados no software Agisoft PhotoScan 1.4.1, que utiliza pontos de semelhança entre as fotografias para fazer o posicionamento das imagens e gerar, a partir delas, um modelo em três dimensões que foi, posteriormente, impresso em impressora 3D. Tal modelo possui diversas possibilidades de aplicação em sala de aula ou em ações de conservação da natureza, como subsídio para educação ambiental.

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655364
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