Resumo
A Base Nacional Comum Curricular homologada pelo Ministério da Educação em 2017 apresenta temas de Ciências da Terra que devem ser desenvolvidos em todos os anos do ensino fundamental. Entretanto, estudos identificam insuficiência de conteúdos de Ciências da Terra nos currículos da formação inicial de Pedagogos, que geralmente lecionam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e de professores de Ciências da Natureza, que lecionam do 6º ao 9º ano do mesmo ciclo da educação básica. Assim, é necessário complementar a formação inicial de professores. Uma alternativa são os cursos de extensão, que fortaleceriam o conhecimento acadêmico dos docentes. Este trabalho objetiva descrever uma proposta de curso de aperfeiçoamento, na modalidade extensão universitária semipresencial, focalizando temas fundamentais de Ciências da Terra. O curso se destina a professores que lecionam Ciências da Natureza no ensino fundamental. Como se trata de projeto-piloto a ser desenvolvido no Instituto de Geociências da Unicamp, sob a administração da Escola de Extensão também da Unicamp, serão feitas pesquisas quantitativas e qualitativas para promover adequações e readequações que conduzam a uma proposta final, que poderá ser periodicamente oferecida. O projeto pedagógico será disponibilizado às demais instituições de ensino superior que possam se interessar
Referências
Araujo, E. P. R. de; & Toledo, M. C. M. de. (2014). Ciências da Terra em cursos que habilitam ao magistério de Ciências Naturais para o ensino fundamental. Terræ Didatica, 10(3), p. 319-330. URL: https://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/V10_3/PDF/TDv10-3-123.pdf. Acesso 22.02.2018.
Bizzo, N. (2009). Mais Ciências no ensino fundamental: metodologia de ensino em foco. São Paulo: Ed. Brasil.
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Casa Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 26 jan. 2018.
Brasil. (1996). Lei Federal nº 9.394, de 20/12/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Brasília: Casa Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 26 jan. 2018.
Brasil. (2014). Lei Federal nº 13.005, de 25/07/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE). Brasília: Casa Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 26 jan. 2018.
Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental (BNCC). Brasília: Ministério da Educação. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCCpublicacao.pdf. Acesso em: 28 dez. 2017.
Carneiro, C. D. R.; Toledo, M. C. M. de; & Almeida, F. F. M. de. (2004). Dez motivos para a inclusão de temas de Geologia na Educação Básica. Rev. Bras. Geoc., 34(4), p. 553-560. Disponível em: sbgeo.org.br/pub_sbg/rbg/vol34_down/3404/1439.PDF. Acesso em: 18 set. 2017.
Cunha, A. M. O.; & Krasilchik M. (2000). A formação continuada de professores de Ciências: percepções a partir de uma experiência. In: Reunião Assoc. Nac. Pós-Grad. Pesq. Educação, 23, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPGPE.
Krasilchik, M.; & Marandino, M. (2004). Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna.
Libâneo, C. J.; & Pimenta, S. G. (2006). Formação dos profissionais da Educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: Pimenta S.G. (Org.). 2006. Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez.
Piranha, J. M.; Carneiro, C. D. R. (2009). O módulo São José do Rio Preto do Projeto Geo-Escola, uma experiência educacional diferenciada. Rev. Bras. Geoc., 39(3), p. 533-543. Disponível em: http://ppegeo.igc.usp.br/index.php/rbg/article/view/7696/7123. Acesso em: 12 dez. 2017.
Prefeitura Municipal de Campinas. PMC. (2016). Edital nº 03, de 21/03/2016. Concurso Público para provimento de cargos públicos da área da Educação. Diário Oficial de Campinas nº 11.321, ano XLV, de 24/03/2016, p. 26-37. Campinas: Secretaria Municipal de Recursos Humanos. Disponível em: http://campinas.sp.gov.br/uploads/pdf/1436064064.pdf. Acesso em: 31 jan. 2018.
Soares, P. C. (2016). As Ciências da Terra nas Ciências da Natureza nas diretrizes curriculares do ensino básico, no Brasil. Curitiba, SBG. (documento endossado pela Soc. Bras. Geologia e encaminhado ao MEC, inédito).
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). (1999). Deliberação CONSU-A-002/1999, de 07/04/1999. Campinas, Unicamp. Disponível em: http://www.pg.unicamp.br/mostra_norma.php?id_norma=2636. Acesso em: 30 jan. 2018.
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). (2005). Deliberação CONSU-A-009/2005, de 01/06/2005. Campinas, Unicamp. Disponível em: http://www.pg.unicamp.br/mostra_norma.php?id_norma=2814. Acesso em: 30 jan. 2018.
Waldhelm, M. C. V. (2007). Como aprendeu ciências na educação básica quem hoje produz ciência? Tese de Doutorado. Rio de Janeiro, PUC/RJ.
A Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- Os originais não serão devolvidos aos autores;
- Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Terrae Didatica, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.