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A ciência atrás da siderurgia e da mineração do ferro
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Palavras-chave

Ciência do sistema terrestre
Mudança ambiental global
Integração curricular
Formação de professores
História da ciência
Mineração de ferro

Como Citar

GONÇALVES, Pedro Wagner; SICCA, Natalina Aparecida Laguna; ALVES, Maurílio Antonio Ribeiro; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan. A ciência atrás da siderurgia e da mineração do ferro. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019030, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8654167. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8654167. Acesso em: 9 dez. 2024.

Resumo

A falta de ensino de ciências da terra no nível K12 no Brasil é o motivo para investigar como melhorar a integração curricular e a formação de professores em ciências da terra. Buscamos conjuntos de dados que possam facilitar projetos de ciências para a formação de professores e currículos inovadores para promover o conhecimento da Terra e do meio ambiente. Neste artigo, apresentamos o estudo de caso sobre curso integrado, utilizando os dados da história da ciência e tecnologia da mineração de ferro e aço, fabricação e origem na crosta terrestre. Os professores de química fizeram este curso e tornaram-se capazes de ensinar seus alunos de outro ponto de vista (eles mudam suas idéias sobre natureza, tempo geológico e meio ambiente). Os professores reconhecem as diferentes escalas de tempo e suas implicações nos processos sociais e ambientais que impulsionam as mudanças que afetam os recursos da Terra (escalas de tempo e mudanças climáticas globais). Estes cursos foram positivos, com os participantes indicando mudanças em sua experiência prática e visão sobre os recursos naturais. Isso incentiva a perspectiva de ensino e aprendizagem com integração curricular.

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654167
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