A ciência atrás da siderurgia e da mineração do ferro

Palavras-chave: Ciência do sistema terrestre, Mudança ambiental global, Integração curricular, Formação de professores, História da ciência, Mineração de ferro

Resumo

A falta de ensino de ciências da terra no nível K12 no Brasil é o motivo para investigar como melhorar a integração curricular e a formação de professores em ciências da terra. Buscamos conjuntos de dados que possam facilitar projetos de ciências para a formação de professores e currículos inovadores para promover o conhecimento da Terra e do meio ambiente. Neste artigo, apresentamos o estudo de caso sobre curso integrado, utilizando os dados da história da ciência e tecnologia da mineração de ferro e aço, fabricação e origem na crosta terrestre. Os professores de química fizeram este curso e tornaram-se capazes de ensinar seus alunos de outro ponto de vista (eles mudam suas idéias sobre natureza, tempo geológico e meio ambiente). Os professores reconhecem as diferentes escalas de tempo e suas implicações nos processos sociais e ambientais que impulsionam as mudanças que afetam os recursos da Terra (escalas de tempo e mudanças climáticas globais). Estes cursos foram positivos, com os participantes indicando mudanças em sua experiência prática e visão sobre os recursos naturais. Isso incentiva a perspectiva de ensino e aprendizagem com integração curricular.

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Biografia do Autor

Pedro Wagner Gonçalves, Universidade Estadual de Campinas

Professor do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas.

Natalina Aparecida Laguna Sicca, Centro Universitário Moura Lacerda

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Mestrado em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda.

Maurílio Antonio Ribeiro Alves, Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Biologia da Universidade de São Paulo.

Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Universidade Federal de São Carlos

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publicado
2019-09-11
Como Citar
Gonçalves, P. W., Sicca, N. A. L., Alves, M. A. R., & Fernandes, M. C. da S. G. (2019). A ciência atrás da siderurgia e da mineração do ferro. Terrae Didatica, 15, e019030. https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654167

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