Resumo
Os resultados obtidos nos módulos do Projeto Geo-Escola, acessíveis no portal http://www.geo-escola.pro.br/, indicam benefícios da transposição didática do raciocínio geológico para o ensino fundamental e médio. Apesar do fascínio das crianças e jovens por vulcões, terremotos, dinossauros, enchentes e desastres naturais, a disseminação do conhecimento geológico esbarra na insuficiente divulgação de noções básicas sobre processos naturais e sobre o conceito de Tempo Geológico. A expressão “conhecer para proteger” pode partir do conhecimento regional e local de Geologia, mas raramente os professores da escola básica dispõem de dados específicos sobre o relevo, rochas e recursos naturais das regiões onde seus alunos vivem. Para tornar o Portal Geo-Escola uma plataforma aberta à produção de pesquisadores de todo o País, são necessárias regras e critérios de filtragem e validação do conhecimento. Este trabalho descreve as linhas mestras de abertura da plataforma, esperando torna-la uma ferramenta efetiva de ensino-aprendizagem.
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