Plataforma open-web Geo-Escola

critérios para inclusão de novos materiais didáticos

Palavras-chave: Geologia, Relevo, Rochas, Processos naturais, Escola básica, Ensino-aprendizagem, Divulgação científica

Resumo

Os resultados obtidos nos módulos do Projeto Geo-Escola, acessíveis no portal http://www.geo-escola.pro.br/, indicam benefícios da transposição didática do raciocínio geológico para o ensino fundamental e médio. Apesar do fascínio das crianças e jovens por vulcões, terremotos, dinossauros, enchentes e desastres naturais, a disseminação do conhecimento geológico esbarra na insuficiente divulgação de noções básicas sobre processos naturais e sobre o conceito de Tempo Geológico. A expressão “conhecer para proteger” pode partir do conhecimento regional e local de Geologia, mas raramente os professores da escola básica dispõem de dados específicos sobre o relevo, rochas e recursos naturais das regiões onde seus alunos vivem. Para tornar o Portal Geo-Escola uma plataforma aberta à produção de pesquisadores de todo o País, são necessárias regras e critérios de filtragem e validação do conhecimento. Este trabalho descreve as linhas mestras de abertura da plataforma, esperando torna-la uma ferramenta efetiva de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Celso Dal Ré Carneiro, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Geociências pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Livre Docente pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.

Isabella Nogueira Bittar de Castilho Barbosa, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Geociências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.

Danilo Amendola, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas.

Gisele Francelino Miguel, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda erograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.

José Roberto Malaquias Júnior, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado
2019-11-18
Como Citar
Carneiro, C. D. R., Barbosa, I. N. B. de C., Amendola, D., Miguel, G. F., & Malaquias Júnior, J. R. (2019). Plataforma open-web Geo-Escola. Terrae Didatica, 15, e019040. https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657521

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