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Importância dada à Paleontologia e Geologia no ensino de Ciências Naturais e Biologia: o que mudou?
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Palavras-chave

Base nacional comum curricular. Ensino de Geociências. Livros didáticos

Como Citar

CRUZ, L. de C. O.; MORAES, S. S. de; CHAVES, R. S. Importância dada à Paleontologia e Geologia no ensino de Ciências Naturais e Biologia: o que mudou?. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019055, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8654886. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8654886. Acesso em: 30 nov. 2023.

Resumo

Buscou-se detectar mudanças na importância dada aos temas de Paleontologia e Geologia no ensino de Ciências Naturais e Biologia nos últimos doze anos. Foram analisados os conteúdos sugeridos pelos PCNs, OCEM e BNCC e avaliada quantitativa e qualitativamente a sua abordagem em livros didáticos de Ciências Naturais e Biologia adotados em colégios de Salvador (Bahia) em 2006 e 2017/2018.Atualmente, os assuntos paleontológicos tem maior ocorrência nos livros didáticos do que há doze anos, mas estão quase restritos ao 7º ano, o que contraria as orientações dos PCNs e da BNCC do EFII. Apesar disto, houve aumento considerável na inclusão destes no EM, podendo haver retrocesso com as novas recomendações da BNCC. Apesar de adequadamente apresentados, os conteúdos geológicos foram registrados quase que exclusivamente nos livros do 6º ano. É muito preocupante a supressão de assuntos geológicos na BNCC, principalmente para o Ensino Médio.

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654886
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