Resumo
2019 se inicia sob o impacto de grande tragédia, com efeitos ambientais devastadores e perda de centenas de vidas humanas. A ruptura da barragem VI de disposição de rejeitos de mineração de ferro, na Mina do Feijão, em Brumadinho, MG, no dia 25 de janeiro de 2019, repete a triste catástrofe da barragem de Fundão em Mariana, MG [5 de novembro de 2015], quando morreram 19 pessoas. Enquanto a busca por desaparecidos segue seu curso, geológos, engenheiros e outros especialistas são insistentemente consultados por jornalistas e repórteres de veículos de comunicação nacionais e do exterior, em busca de explicações para o desastre. Toda crítica precipitada, desprovida de base solidamente assentada no conhecimento científico, levantará dúvidas quanto à competência de técnicos conhecidos e, ao mesmo tempo, prejudicará a construção de propostas e normas adequadas para obras no campo da mineração.
Referências
Castro, P., Ruchkys, Ú., & Manini, R. (2018). A sociedade civil organizada e o rompimento da barragem de fundão, Mariana (MG): porque é preciso difundir a geoética. Terræ Didatica, 14(4), 439-444. doi: https://doi.org/10.20396/td.v14i4.8654194.
Imbernon, R.A.L., Valle, W. 2018. Values and geoethic conflicts involving tailings dam: the Samarco Case, Mariana, MG, Brazil. In: Carneiro, C.D.R.; Gonçalves P.W.; Imbernon, R.A.L.; Machado, F.B.; Cerri, C.A.D. eds. 2018. Geosciences Teaching and History. Campinas: Soc. Bras. Geol. p. 177-181. URL: http://www.ige.unicamp.br/geoscied2018/en/papers/. [Proc. VIII GeoSci-Ed 2018, 8th Quadr. Conf. Intern. Geosc. Educ. Org. (IGEO): Geoscience for everyone. Campinas, SBGeo, 2018]. (ISBN 978-85-479-0067-0).
A Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- Os originais não serão devolvidos aos autores;
- Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Terrae Didatica, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.