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Ensino, pesquisa e extensão a serviço da geoconservação
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Palavras-chave

Extensão
Ensino
Pesquisa
Geoconservação
Plano Nacional de Educação.

Como Citar

MANSUR, Katia Leite. Ensino, pesquisa e extensão a serviço da geoconservação: aplicação no currículo do curso de geologia da UFRJ. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019023, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8654462. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8654462. Acesso em: 9 dez. 2024.

Resumo

É apresentada a aplicação de atividades, segundo o novo currículo do Curso de Geologia da UFRJ, para atender ao Plano Nacional de Educação que estabelece ser necessário assegurar, no mínimo, 10% dos créditos curriculares em ações de extensão. Os alunos, durante quatro semestres, foram orientados a realizar pesquisas e atividades que resultaram em: (a) impressão de duas cartilha para Educação Ambiental; (b) execução de quatro painéis interpretativos para projetos de turismo étnico-cultural e ecoturismo; (c) criação de roteiro de Geoturismo Urbano sobre as rochas das fachadas de prédios no Rio de Janeiro; e (d) elaboração de painéis interpretativos para a Trilha da Ciência do NUPEM/UFRJ. Esses são os primeiros resultados de uma proposta em construção. Buscou-se atender aos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão, levando em conta os interesses dos grupos da universidade e da sociedade, gerando produtos para promoção do desenvolvimento, da divulgação da Geologia e da Geoconservação.

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654462
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