Ensino, pesquisa e extensão a serviço da geoconservação

aplicação no currículo do curso de Geologia da UFRJ

Palavras-chave: Extensão, Ensino, Pesquisa, Geoconservação, Plano Nacional de Educação.

Resumo

É apresentada a aplicação de atividades, segundo o novo currículo do Curso de Geologia da UFRJ, para atender ao Plano Nacional de Educação que estabelece ser necessário assegurar, no mínimo, 10% dos créditos curriculares em ações de extensão. Os alunos, durante quatro semestres, foram orientados a realizar pesquisas e atividades que resultaram em: (a) impressão de duas cartilha para Educação Ambiental; (b) execução de quatro painéis interpretativos para projetos de turismo étnico-cultural e ecoturismo; (c) criação de roteiro de Geoturismo Urbano sobre as rochas das fachadas de prédios no Rio de Janeiro; e (d) elaboração de painéis interpretativos para a Trilha da Ciência do NUPEM/UFRJ. Esses são os primeiros resultados de uma proposta em construção. Buscou-se atender aos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão, levando em conta os interesses dos grupos da universidade e da sociedade, gerando produtos para promoção do desenvolvimento, da divulgação da Geologia e da Geoconservação.

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Biografia do Autor

Katia Leite Mansur, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Geologia da UFRJ. Doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado
2019-07-11
Como Citar
Mansur, K. L. (2019). Ensino, pesquisa e extensão a serviço da geoconservação. Terrae Didatica, 15, e019023. https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654462