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Política de estágio da Universidade Federal de Mato Grosso e a transição escola-trabalho
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Palavras-chave

Estágio
Transição escola-trabalho
Projeto pedagógico de curso
Engenharia
Evasão escolar

Como Citar

KUHN, Caiubi Emanuel Souza; GUIMARÃES, Paulo Henrique Monteiro. Política de estágio da Universidade Federal de Mato Grosso e a transição escola-trabalho. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019036, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8654794. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8654794. Acesso em: 5 dez. 2024.

Resumo

A transição escola-trabalho é uma preocupação cada vez maior de diversos governos no mundo, isso por que os maiores índices de desemprego em geral estão associados com o público jovem, ademais, a forma como essa transição ocorre pode determinar a condição social do indivíduo ao longo da vida. Nessa perspectiva, este estudo realizou uma análise das políticas de estágio, nos cursos de engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso, sobre a ótica do processo de transição escola-trabalho. Para tanto, foi realizada uma análise documental dos projetos pedagógicos de curso. Os resultados demonstram que vários cursos possuem restrições que impedem a realização de estágio nos períodos iniciais, fato que pode favorecer a evasão escolar, assim como, amplia a dificuldade de estudantes em situação de vulnerabilidade econômica de acenderem no nível acadêmico.

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654794
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