Política de estágio da Universidade Federal de Mato Grosso e a transição escola-trabalho

  • Caiubi Emanuel Souza Kuhn Discente do Programa de Pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso. http://orcid.org/0000-0003-1434-9433
  • Paulo Henrique Monteiro Guimarães Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco/Programa de Pós-Graduação em Economia, Recife/PE - Brasil http://orcid.org/0000-0001-6249-0357
Palavras-chave: estágio, transição escola-trabalho, projeto pedagógico de curso, engenharia, evasão escolar.

Resumo

A transição escola-trabalho é uma preocupação cada vez maior de diversos governos no mundo, isso por que os maiores índices de desemprego em geral estão associados com o público jovem, ademais, a forma como essa transição ocorre pode determinar a condição social do indivíduo ao longo da vida. Nessa perspectiva, este estudo realizou uma análise das políticas de estágio, nos cursos de engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso, sobre a ótica do processo de transição escola-trabalho. Para tanto, foi realizada uma análise documental dos projetos pedagógicos de curso. Os resultados demonstram que vários cursos possuem restrições que impedem a realização de estágio nos períodos iniciais, fato que pode favorecer a evasão escolar, assim como, amplia a dificuldade de estudantes em situação de vulnerabilidade econômica de acenderem no nível acadêmico.

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Publicado
2019-09-17
Como Citar
Kuhn, C. E. S., & Guimarães, P. H. M. (2019). Política de estágio da Universidade Federal de Mato Grosso e a transição escola-trabalho. Terrae Didatica, 15, e019036. https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654794