Uso da história em quadrinhos na educação ambiental em Santo Antônio de Pádua, RJ

Palavras-chave: Trabalho em equipe, Metodologia de ensino, Ensino médio

Resumo

As histórias em quadrinhos se apropriadas pelo mundo escolar, podem ser transformadas em material didático pois facilita a aprendizagem dos conteúdos das diferentes disciplinas, pois é um tipo de leitura que agrada ao público infanto-juvenil. O objetivo desse trabalho foi, junto aos alunos do ensino médio, criar, aplicar e avaliar uma revista de história em quadrinhos, que retrata os impactos ambientais causados pela extração de rochas ornamentais no município Santo Antônio de Pádua, RJ. Para o desenvolvimento dos trabalhos alunos e professores trabalharam em equipe na produção do roteiro, diálogos, cenários e ilustrações. Foi produzida uma revista que foi apresentada a outros alunos da escola e avaliada por outros professores. Os resultados demonstraram que as histórias em quadrinhos podem ser usadas como objeto de aprendizagem que associa conteúdos, imagens e símbolos, contribuindo para o entrosamento da equipe. Desenvolve a atenção, o interesse, a satisfação em participar e na autonomia intelectual.

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Biografia do Autor

Claudia Vilhena Schayer Sabino, PUC Minas
Possui Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971), mestrado em Ciências Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Trabalhou 32 anos como pesquisadora da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e na graduação. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Meio Ambiente e Radioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, ensino/aprendizagem, quimiometria e radioquímica.
Sebastião Duarte Dias, PUC Minas
Professor de Química da SEEDUC/RJ e rede privada de ensino. Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas (2017). Pós Graduado em Química, nível especialização, pela Universidade Federal de Lavras, MG (2004). Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, RJ (2008). Possui Licenciatura em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Santa Marcelina, Muriaé, MG (2000). É membro da Academia de Letras, Ciências e Artes de Pirapetinga, MG. Atualmente dedica-se à projetos de extensão universitária em parceria com a Faculdade de Geologia da UERJ e a Coordenação de Extensão da UNIG, Itaperuna, RJ envolvendo a divulgação da Educação Ambiental em escolas da rede pública e privada de ensino.
Wolney Lobato, PUC Minas
Possui graduação em História Natural pela Universidade Federal de Minas Gerais (1962), graduação em História Natural pela Universidade Federal de Minas Gerais (1961) e doutorado em Ciências e História Natural pela Universidade Federal de Minas Gerais (1967). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde também é Coordenador de Pesquisa. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, atuando principalmente nos seguintes temas: meio-ambiente, educação, mapeamento, gemologia e educação ambiental.

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Publicado
2019-09-10
Como Citar
Sabino, C. V. S., Dias, S. D., & Lobato, W. (2019). Uso da história em quadrinhos na educação ambiental em Santo Antônio de Pádua, RJ. Terrae Didatica, 15, e019032. https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655109