Resumo
Neste trabalho são discutidas a qualidade e a importância dos livros didáticos de Ciências em uso nas turmas de 6º ano do ensino fundamental II nas escolas municipais de Maceió-AL com vigência de 2017 até 2019. Busca-se também destacar a relevância do ensino de Geologia na educação básica diante da formação dos alunos. No procedimento de pesquisa foi adotado o método de análise do conteúdo (AC) que consiste em etapas e categorias definidas. A análise foi aplicada por meio de uma categoria: representações visuais (mapas, fotografias e ilustrações/representações esquemáticas). Trabalhou-se com o tema Geologia, a partir dos seguintes conteúdos: O Tempo Geológico; A Estrutura do Interior da Terra; Às Teorias Relacionadas as Placas Tectônicas; Minerais e Rochas; Fenômenos Naturais de Origem Geológica e Solos. Entre os principais resultados obtidos, identificaram-se os problemas relacionados as representações visuais, envolvendo a qualidade gráfica e ausência dos principais elementos que auxiliem na leitura e interpretação das representações.
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