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A geologia que não se ensina nos livros didáticos de ciências do 6º ano nas escolas municipais de Maceió, AL, Brasil
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Palavras-chave

Ciências
Ensino de geologia
Livro didático.

Como Citar

SILVA, Josilaine Santina da; MACHADO , Fábio Braz; TEIXEIRA, Danilo Missias; ZAFALON, Marcelo Martin. A geologia que não se ensina nos livros didáticos de ciências do 6º ano nas escolas municipais de Maceió, AL, Brasil . Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019053, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8657614. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657614. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho são discutidas a qualidade e a importância dos livros didáticos de Ciências em uso nas turmas de 6º ano do ensino fundamental II nas escolas municipais de Maceió-AL com vigência de 2017 até 2019. Busca-se também destacar a relevância do ensino de Geologia na educação básica diante da formação dos alunos. No procedimento de pesquisa foi adotado o método de análise do conteúdo (AC) que consiste em etapas e categorias definidas. A análise foi aplicada por meio de uma categoria: representações visuais (mapas, fotografias e ilustrações/representações esquemáticas). Trabalhou-se com o tema Geologia, a partir dos seguintes conteúdos: O Tempo Geológico; A Estrutura do Interior da Terra; Às Teorias Relacionadas as Placas Tectônicas; Minerais e Rochas; Fenômenos Naturais de Origem Geológica e Solos. Entre os principais resultados obtidos, identificaram-se os problemas relacionados as representações visuais, envolvendo a qualidade gráfica e ausência dos principais elementos que auxiliem na leitura e interpretação das representações.

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657614
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