A proximidade de um parque paleontológico estimulando o conhecimento entre estudantes da educação básica brasileira

Palavras-chave: Educação básica, Ensino de Paleontologia, Parque Paleontológico de Itaboraí

Resumo

Este trabalho aborda o ensino de Paleontologia na Educação Básica Brasileira. O objetivo principal do estudo foi investigar se a proximidade da escola de um parque paleontológico - com todas as possibilidades educativas que daí possa advir - poderia resultar em maiores conhecimentos sobre paleontologia. A metodologia empregada caracteriza-se como uma pesquisa levantamento quantitativa e exploratória. Foram aplicados questionários sobre conhecimentos básicos e os resultados obtidos sugerem que a proximidade do parque influenciou nos conhecimentos paleontológicos dos estudantes. São discutidas e sugeridas formas de utilização do parque com um efetivo espaço não formal para o ensino e aprendizagem de conceitos paleontológicos. 

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Biografia do Autor

Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado do Departamento de Físico-Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Edwaldo Oliva, Universidade de Évora

Mestrado em Paleontologia pela Universidade de Évora. Professor efetivo da E.E.Antônio Carlos - SEDUC/MG.

Fátima Sueli Neto Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professora adjunta no Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ausenda Cáceres Balbino, Universidade de Évora

Universidade de Évora, Escola de Ciências e Tecnologia. Universidade Nova de Lisboa FCT.

Luiz Otávio Rezende Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Geociências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Estagiário/colaborador do Laboratório de Macrofósseis no Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado
2019-09-17
Como Citar
Oliveira, G. C. da G. de, Oliva, E., Ribeiro, F. S. N., Balbino, A. C., & Castro, L. O. R. (2019). A proximidade de um parque paleontológico estimulando o conhecimento entre estudantes da educação básica brasileira. Terrae Didatica, 15, e019034. https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654372

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