Uma intervenção pedagógica no Sambaqui do Limão (ES): contribuições para a formação de professores

Palavras-chave: Ensino de Geociências, Aula de campo, Sítios arqueológicos, Sambaqui, Espaços Educativos não formais.

Resumo

Da perspectiva da Pedagogia do Lugar, este trabalho apresenta alguns momentos em que os pares se encontram e se reconhecem como indivíduos intencionados a interagir criticamente com a realidade, inovando o conhecimento, refazendo-o e rompendo as barreiras impeditivas da construção de práticas pedagógicas emancipatórias, as quais podem suscitar a autonomia política, ambiental e histórica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com procedimentos do tipo observação participante, cujas análises decorreram de categorias fincadas na organização do trabalho das equipes. A discussão contemplou os dados colhidos na participação de docentes em uma formação continuada ocorrida em um sítio arqueológico pré-colonial do tipo sambaqui, em Presidente Kennedy, ES – Brasil. Como resultado, os professores em formação tornaram-se sujeitos do estudo, no qual experiências foram compartilhadas, diálogos foram estabelecidos e a relação dos sujeitos com o ambiente foi avaliada. As discussões produzidas propiciaram formas criativas de abordagem para o ensino de geociências e de ciências. 

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Biografia do Autor

Carlos Pires Campos, Instituto Federal do Espírito Santo

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Educação e Ambiente

Maria Margareth Roldi, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
Bióloga, Mestre em Ensino de Ciências, IFES
Brenda Pfeifer de Araújo, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
Bióloga, Mestre em Educação em Ciências, IFES
Guilherme Fadini, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo – SEDU/ES Santa Teresa – ES
Biólogo, Mestre em Educação em Ciências - IFES

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Publicado
2019-09-10
Como Citar
Campos, C. P., Roldi, M. M., Pfeifer de Araújo, B., & Fadini, G. (2019). Uma intervenção pedagógica no Sambaqui do Limão (ES): contribuições para a formação de professores. Terrae Didatica, 15, e019026. https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655269