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Uma intervenção pedagógica no Sambaqui do Limão (ES)
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Palabras clave

Aula de campo
Sítios arqueológicos
Sambaqui
Espaços educativos não formais

Cómo citar

CAMPOS, Carlos Roberto Pires; ROLDI, Maria Margareth Cancian; ARAÚJO, Brenda Odete Pfeifer de; FADINI, Guilherme Pizoni. Uma intervenção pedagógica no Sambaqui do Limão (ES): contribuições para a formação de professores. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019026, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8655269. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8655269. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Da perspectiva da Pedagogia do Lugar, este trabalho apresenta alguns momentos em que os pares se encontram e se reconhecem como indivíduos intencionados a interagir criticamente com a realidade, inovando o conhecimento, refazendo-o e rompendo as barreiras impeditivas da construção de práticas pedagógicas emancipatórias, as quais podem suscitar a autonomia política, ambiental e histórica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com procedimentos do tipo observação participante, cujas análises decorreram de categorias fincadas na organização do trabalho das equipes. A discussão contemplou os dados colhidos na participação de docentes em uma formação continuada ocorrida em um sítio arqueológico pré-colonial do tipo sambaqui, em Presidente Kennedy, ES – Brasil. Como resultado, os professores em formação tornaram-se sujeitos do estudo, no qual experiências foram compartilhadas, diálogos foram estabelecidos e a relação dos sujeitos com o ambiente foi avaliada. As discussões produzidas propiciaram formas criativas de abordagem para o ensino de geociências e de ciências. 

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655269
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Citas

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