Banner Portal
Representações discursivas da geografia física em livros didáticos de geografia
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
PDF

Palavras-chave

Discurso
Ensino de geografia
Eventos naturais.

Como Citar

NEVES, Darlan da Conceição; CAMPOS, Alfredo Borges de. Representações discursivas da geografia física em livros didáticos de geografia. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019014, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8656592. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8656592. Acesso em: 3 dez. 2024.

Resumo

O presente artigo analisa as representações discursivas de conteúdos da Geografia Física em livros didáticos de Geografia. Para fins metodológicos, utilizou-se a Análise de Discurso Crítica que toma o texto como discurso e como prática social. Identificou-se que os conteúdos da Geografia Física apresentam traços de intertextualidade e interdiscursividade como modos de ação de ensinar fenômenos naturais, para mobilizar os conhecimentos prévios do leitor.

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8656592
PDF

Referências

Albuquerque, M. A. M. de. (2011). Livros didáticos e currículos de geografia, pesquisas e usos: uma história a ser contada. In Tonini I.M. (Ed.), O ensino de geografia e suas composições curriculares (pp. 155-168). Porto Alegre: UFRGS

Bakhtin, M. (2009). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec

Barbosa, T. (2006). O conceito de natureza e análises dos livros didáticos de geografia. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente

Boligian, L., Alves, A. (2013). Geografia, espaço e vivência. São Paulo: Saraiva.

Carlos, A. F. A. (2012). Da “organização” à “produção” do espaço no movimento do pensamento geográfico. In Souza M. L. de, Sposito, M. E. B. (Eds.), A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios (pp. 53-73). São Paulo: Contexto.

Cassiano, C. C. F. (2007). O mercado do livro didático no Brasil. (Tese de Doutorado). Pontifícia Universidade Católica. São Paulo.

Christofoletti, A. (1979). Análise de sistemas em Geografia. São Paulo: Editora Hucitec.

Fairclough, N. (2016). Discurso e mudança social. Brasília, DF: UnB.

Giddens, A. (1991). As consequências da modernidade. São Paulo: Editora da Unesp.

Maingueneau, D. (2005). Gênese dos discursos. Curitiba: Criar.

Maingueneau, D. (2015). Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola.

Maingueneau, D. (2013). Análise de texto de comunicação. São Paulo: Cortez.

Resende, V. de M., Ramalho, V. (2011). Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas, São Paulo: Pontes Editores.

Sobral, A. U. (2009). Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado de Letras.

Tonini, I. M. (2011). Livro didático: textualidades em redes? In Tonini, I. M. (Ed.), O ensino de geografia e suas composições curriculares (pp. 145-154). Porto Alegre: UFRGS.

Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Terrae Didatica, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.