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Confusão na evolução: o anacronismo em longa-metragens animados infantis
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Palavras-chave

Tempo geológico
Macroevolução
Cinema infantil

Como Citar

PIOKER-HARA, Fabiana Curtopassi; FAHT , Elen Cristina. Confusão na evolução: o anacronismo em longa-metragens animados infantis: anacronismo en las películas animadas infantiles. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019037, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8657617. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657617. Acesso em: 13 dez. 2024.

Resumo

O ensino de evolução encontra muitos desafios, dentre eles, a compreensão do tempo geológico pelos estudantes. Nesse sentido, filmes animados que tratam de seres que viveram em eras pretéritas podem servir de ponto de partida para discussões acerca do tema. Este trabalho, parte de uma pesquisa em andamento, traz a análise de duas animações infantis (Em Busca do Vale Encantado e A Era do Gelo 3) acerca da presença de anacronismos na construção das personagens. Pontuamos e discutimos também o contexto geológico e paleoclimático das histórias. Notamos que Em Busca do Vale Encantado tem um certo rigor  científico na construção das personagens e da história, embora tenha dois personagens anacrônicos. Já A Era do Gelo 3, além de retratar como contemporâneos animais separados por milhões de anos, trata da última glaciação do Pleistoceno como o único evento de glaciação desde os dinossauros. Do ponto de vista didático, os dois longa-metragens têm potencial para compor a discussão sobre tempo geológico em sala de aula. Pretendemos futuramente criar uma ferramenta didática para auxiliar o professor de ciências na abordagem da macroevolução e do passado geológico e climático do planeta.

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657617
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