Banner Portal
Aplicação do alinhamento construtivo a partir da validação da ferramenta SEISLAB para MATLAB para uma aprendizagem significativa
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
PDF

Palavras-chave

Alinhamento construtivo
Aprendizagem significativa
Tecnologia digital.

Como Citar

CONCEIÇÃO, Thales Alves; SIMAS, Joemes de Lima. Aplicação do alinhamento construtivo a partir da validação da ferramenta SEISLAB para MATLAB para uma aprendizagem significativa. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019044, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8657530. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657530. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O planejamento e desenvolvimento da prática docente têm impacto importante no aprendizado dos alunos. Com isso, este trabalho tem por finalidade a apresentação de uma ferramenta para um estudo mais aplicado em conteúdo específico da disciplina de Geofísica do Petróleo. O toolbox SeisLab 3.02, é uma ferramenta para análise sísmica sendo uma extensão do MATLAB®. Esta ferramenta baseia-se no processamento de dados sísmicos as quais irão propiciar uma visualização da estrutura na subsuperfície servindo como base para a exploração e posterior produção de óleo e gás natural. Ressalta-se a importância de empregar este modelo de estudo haja vista a complexidade da matéria, necessitando-se, assim, de uma alternativa às aulas teóricas e consequentemente entregando um ensino de qualidade aos alunos da disciplina de Geofísica do Petróleo. Descreve-se as etapas da instalação até chegar na visualização de sismogramas sintéticos em ambiente MATLAB®.

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657530
PDF

Referências

Albuquerque, A. G. (2015). Análise de traços sísmicos a partir de dados sintéticos de velocidade. Manaus, AM: Trabalho de conclusão de curso em Engenharia de Petróleo e Gás, apresentado à Universidade Federal do Amazonas.

Aminzadeh, F.; Dasgupta, S. (2015). Geofísica para engenheiros de petróleo. Rio de Janeiro: Elsevier.

Amui, S. (2010). Petróleo e gás natural para executivos: exploração de áreas, perfuração e completação de poços e produção de hidrocarbonetos. Rio de Janeiro: Interciência.

Billings, M. (1954). Structural Geology. 2 ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall.

Dennis, J. (1972). Structural Geology. Califórnia: Wiley.

Ferreira, F. (2002). Métodos Sísmicos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná.

Parasnis, D. (1970). Principios de Geofisica Aplicada. 2 ed. Madrid: Paraninfo.

Kearey, P.; Brooks, M.; & Hill, I. (2009). Geofísica de Exploração. São Paulo: Oficina de textos.

Rosa, A. R. (2010). Análise do Sinal Sísmico. Rio de janeiro: Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf).

Rietsch, E. (2010). MATLAB® Software for the Analysis of Seismic and Well-Log Data. A Tutorial. Version 3.02.

Shama, P. V. (1997). Environmental and Engineering Geophysics. Cambridge University Press, Cambridge.

Telford, W. M.; Geldart, L. P.; & Sheriff, R. E. (1990). Applied Geophysics. 2 ed. New York: Cambridge University Press.

Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Terrae Didatica, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.