Aplicação do alinhamento construtivo a partir da validação da ferramenta SEISLAB para MATLAB para uma aprendizagem significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657530

Palavras-chave:

Alinhamento construtivo, Aprendizagem significativa, Tecnologia digital.

Resumo

O planejamento e desenvolvimento da prática docente têm impacto importante no aprendizado dos alunos. Com isso, este trabalho tem por finalidade a apresentação de uma ferramenta para um estudo mais aplicado em conteúdo específico da disciplina de Geofísica do Petróleo. O toolbox SeisLab 3.02, é uma ferramenta para análise sísmica sendo uma extensão do MATLAB®. Esta ferramenta baseia-se no processamento de dados sísmicos as quais irão propiciar uma visualização da estrutura na subsuperfície servindo como base para a exploração e posterior produção de óleo e gás natural. Ressalta-se a importância de empregar este modelo de estudo haja vista a complexidade da matéria, necessitando-se, assim, de uma alternativa às aulas teóricas e consequentemente entregando um ensino de qualidade aos alunos da disciplina de Geofísica do Petróleo. Descreve-se as etapas da instalação até chegar na visualização de sismogramas sintéticos em ambiente MATLAB®.

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Biografia do Autor

Thales Alves Conceição, Universidade Federal do Amazonas

Discente no Curso de Engenharia de Petróleo e Gás/Universidade Federal do Amazonas.

           

Joemes de Lima Simas, Universidade Federal do Amazonas

Mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Amazonas.

                   

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Publicado

2019-11-19

Como Citar

CONCEIÇÃO, T. A. .; SIMAS, J. de L. . Aplicação do alinhamento construtivo a partir da validação da ferramenta SEISLAB para MATLAB para uma aprendizagem significativa. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019044, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8657530. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657530. Acesso em: 28 nov. 2022.