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Conhecimento prévio de paleontologia e geologia de ingressantes em cursos de Ciências Biológicas e Geologia de universidades do Rio de Janeiro
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Palavras-chave

Ensino
Geociências
Graduação
Questionário
Conhecimento

Como Citar

DUARTE, Sarah Gonçalves; SANTOS, Nayara de Macedo dos; BANDEIRA, Luana Graziella; MARTINS, Claudia Maria Magalhães Ribeiro; PEREIRA, Marcos Gervásio; CAETANO, Lúcio Carramillo. Conhecimento prévio de paleontologia e geologia de ingressantes em cursos de Ciências Biológicas e Geologia de universidades do Rio de Janeiro. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019033, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8654529. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8654529. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O ensino da Paleontologia e Geologia é relevante, porém ainda é trabalhado de forma insuficiente e limitada na educação básica. Atualmente, especialistas em educação afirmam sobre a importância de se averiguar o conhecimento prévio dos estudantes, inclusive na graduação, para que o processo de ensino aprendizagem seja eficiente. Uma pesquisa através de um questionário foi realizada para saber sobre o conhecimento prévio dos estudantes recém ingressados nos cursos de Ciências Biológicas e Geologia do Rio de Janeiro em relação à Paleontologia e à Geologia. Os resultados obtidos apontaram problemas no ensino dessas áreas, pois os alunos confundiram Paleontologia com Arqueologia, têm o conceito de fósseis limitado a ossos e não possuem noções claras sobre a área da Geologia. A pesquisa é relevante como alerta aos professores da educação básica sobre a importância do ensino da Geociências no ensino médio e fundamental e para que professores da graduação se preocupem em saber o conhecimento prévio dos estudantes para melhor encaminhá-los.

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654529
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Referências

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