Conhecimento prévio de paleontologia e geologia de ingressantes em cursos de Ciências Biológicas e Geologia de universidades do Rio de Janeiro

  • Sarah Gonçalves Duarte Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-1522-1960
  • Nayara de Macedo dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Luana Graziella Bandeira Universidade Federal de São Paulo
  • Claudia Maria Magalhães Ribeiro Martins Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcos Gervásio Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-1402-3612
  • Lúcio Carramillo Caetano Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Ensino, Geociências, Graduação, Questionário, Conhecimento

Resumo

O ensino da Paleontologia e Geologia é relevante, porém ainda é trabalhado de forma insuficiente e limitada na educação básica. Atualmente, especialistas em educação afirmam sobre a importância de se averiguar o conhecimento prévio dos estudantes, inclusive na graduação, para que o processo de ensino aprendizagem seja eficiente. Uma pesquisa através de um questionário foi realizada para saber sobre o conhecimento prévio dos estudantes recém ingressados nos cursos de Ciências Biológicas e Geologia do Rio de Janeiro em relação à Paleontologia e à Geologia. Os resultados obtidos apontaram problemas no ensino dessas áreas, pois os alunos confundiram Paleontologia com Arqueologia, têm o conceito de fósseis limitado a ossos e não possuem noções claras sobre a área da Geologia. A pesquisa é relevante como alerta aos professores da educação básica sobre a importância do ensino da Geociências no ensino médio e fundamental e para que professores da graduação se preocupem em saber o conhecimento prévio dos estudantes para melhor encaminhá-los.

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Biografia do Autor

Sarah Gonçalves Duarte, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora colaboradora voluntária no Departamento de Geociências da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Nayara de Macedo dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduação em Geologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestranda em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Luana Graziella Bandeira, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo. Mestrado em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Claudia Maria Magalhães Ribeiro Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestrado e Doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Geociências da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Marcos Gervásio Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor Titular do Departamento de Solos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Lúcio Carramillo Caetano, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto do Departamento de Geociências do Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Referências

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Publicado
2019-09-10
Como Citar
Duarte, S. G., Santos, N. de M. dos, Bandeira, L. G., Martins, C. M. M. R., Pereira, M. G., & Caetano, L. C. (2019). Conhecimento prévio de paleontologia e geologia de ingressantes em cursos de Ciências Biológicas e Geologia de universidades do Rio de Janeiro. Terrae Didatica, 15, e019033. https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654529

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