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Conhecimento prévio de paleontologia e geologia de ingressantes em cursos de Ciências Biológicas e Geologia de universidades do Rio de Janeiro
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Ensino
Geociências
Graduação
Questionário
Conhecimento

Cómo citar

DUARTE, Sarah Gonçalves; SANTOS, Nayara de Macedo dos; BANDEIRA, Luana Graziella; MARTINS, Claudia Maria Magalhães Ribeiro; PEREIRA, Marcos Gervásio; CAETANO, Lúcio Carramillo. Conhecimento prévio de paleontologia e geologia de ingressantes em cursos de Ciências Biológicas e Geologia de universidades do Rio de Janeiro. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019033, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8654529. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8654529. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

O ensino da Paleontologia e Geologia é relevante, porém ainda é trabalhado de forma insuficiente e limitada na educação básica. Atualmente, especialistas em educação afirmam sobre a importância de se averiguar o conhecimento prévio dos estudantes, inclusive na graduação, para que o processo de ensino aprendizagem seja eficiente. Uma pesquisa através de um questionário foi realizada para saber sobre o conhecimento prévio dos estudantes recém ingressados nos cursos de Ciências Biológicas e Geologia do Rio de Janeiro em relação à Paleontologia e à Geologia. Os resultados obtidos apontaram problemas no ensino dessas áreas, pois os alunos confundiram Paleontologia com Arqueologia, têm o conceito de fósseis limitado a ossos e não possuem noções claras sobre a área da Geologia. A pesquisa é relevante como alerta aos professores da educação básica sobre a importância do ensino da Geociências no ensino médio e fundamental e para que professores da graduação se preocupem em saber o conhecimento prévio dos estudantes para melhor encaminhá-los.

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654529
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Citas

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