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Explorando o potencial científico-social da coleção científica de fósseis do IGc/USP: preparação de material para pesquisa, exposição e uso didático
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Palavras-chave

Paleontologia. Educação em Geociências. Formação continuada para professores. Divulgação científica.

Como Citar

VOLTANI, Cibele Gasparelo; SILVA, Kelly B. V.; SILVA, Dayane G.; BAPTISTA, Regina H. R. C.; LOOKIN, Debora L. G.; FAIRCHILD, Thomas R.; LEME, Juliana M. Explorando o potencial científico-social da coleção científica de fósseis do IGc/USP: preparação de material para pesquisa, exposição e uso didático. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019009, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i1.8654662. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8654662. Acesso em: 5 dez. 2024.

Resumo

O Laboratório de Paleontologia Sistemática (LPS) do Instituto de Geociências (IGc) da Universidade de São Paulo (USP), possui uma das mais importantes coleções paleontológicas do Brasil. Em 2012, os espécimes provenientes de ações de proteção ao patrimônio fossilifero passaram permanentemente para acervo do IGc, possibilitando sua utilização pelos pesquisadores e pelo público em geral. A maior quantidade deste material é composta por fósseis do eoretáceo da Bacia do Araripe em apreciáveis condições de preservação. Todavia, numerosos espécimes foram adulterados para suprir uma demanda do comércio ilegal. Estas adulterações comprometeram o uso desse material em pesquisas científicas, porém não comprometeram seu uso para a educação e divulgação científica. Os docentes responsáveis pelo LPS optaram pela utilização deste material para abordar assuntos científicos (p. ex., grandes eventos de extinção e tipos de fossilização) e sociais (p. ex., contrabando de fósseis e patrimônio científico). Temas relacionados à paleontologia, ao desenvolvimento do sistema terrestre e a história da vida no planeta são passíveis de contribuição no desenvolvimento de uma visão global do indivíduo como cidadão crítico. Por meio de ações aqui apresentadas é apontada a relevância da formação dos estagiários e a proximidade dos professores da rede de ensino com as pesquisas da universidade.
https://doi.org/10.20396/td.v15i1.8654662
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