O conhecimento de Geologia e Paleontologia como suporte no aprendizado de Geografia no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8653660

Palavras-chave:

Ensino, Grupo de estudo, Paleontologia, Geologia.

Resumo

Este trabalho traz a experiência de um grupo de estudos de Geologia e Paleontologia (Grupo de estudos de Geologia e Paleontologia do Ensino Médio – GEOMÉDIO) com vinte alunos do primeiro ano do ensino médio na Escola de Referência Dom Helder Câmara, localizada no município de Lagoa Grande, Estado de Pernambuco. Este grupo foi criado para minimizar o distanciamento dos conteúdos relacionados à Geologia e à Paleontologia, inseridos na matéria de Geografia, visto que na maioria das vezes essas temáticas não são priorizadas, seja, pela carga horária reduzida ou pela ausência dessas disciplinas durante a formação do professor de Geografia. Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, que incluíram atividades de campo, As atividades desenvolvidas com os alunos foram aulas teóricas e práticas, produção de resumos científicos sobre os temas abordados e a experiência no grupo e elaboração de maquetes e outros materiais didáticos. Assim, a experiência do GEOMÉDIO comprova a importância das ações de ensino-aprendizagem além da sala de aula, despertando nos alunos um maior um maior interesse pelas geociências. Essa ação tornou-se necessária e multiplicadora, pois novas turmas serão inseridas no GEOMÉDIO com o mesmo objetivo.

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Biografia do Autor

Felipe Antônio Souza Penha, Universidade de Pernambuco

Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Pernambuco.

Luciana Freitas de Oliveira França, Universidade de Pernambuco

Doutora em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco.

Márcia Evangelista Sousa, Rede Municipal de Ensino de Petrolina

Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco e Professora de Geografia da Rede Municipal de Ensino de Petrolina.

Flaviana Jorge de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre e Doutora em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2019-02-14

Como Citar

PENHA, F. A. S.; FRANÇA, L. F. de O.; SOUSA, M. E.; LIMA, F. J. de. O conhecimento de Geologia e Paleontologia como suporte no aprendizado de Geografia no ensino médio. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019015, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8653660. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8653660. Acesso em: 28 nov. 2022.

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