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O conhecimento de Geologia e Paleontologia como suporte no aprendizado de Geografia no ensino médio
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Palavras-chave

Ensino
Grupo de estudo
Paleontologia
Geologia.

Como Citar

PENHA, Felipe Antônio Souza; FRANÇA, Luciana Freitas de Oliveira; SOUSA, Márcia Evangelista; LIMA, Flaviana Jorge de. O conhecimento de Geologia e Paleontologia como suporte no aprendizado de Geografia no ensino médio. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019015, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8653660. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8653660. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho traz a experiência de um grupo de estudos de Geologia e Paleontologia (Grupo de estudos de Geologia e Paleontologia do Ensino Médio – GEOMÉDIO) com vinte alunos do primeiro ano do ensino médio na Escola de Referência Dom Helder Câmara, localizada no município de Lagoa Grande, Estado de Pernambuco. Este grupo foi criado para minimizar o distanciamento dos conteúdos relacionados à Geologia e à Paleontologia, inseridos na matéria de Geografia, visto que na maioria das vezes essas temáticas não são priorizadas, seja, pela carga horária reduzida ou pela ausência dessas disciplinas durante a formação do professor de Geografia. Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, que incluíram atividades de campo, As atividades desenvolvidas com os alunos foram aulas teóricas e práticas, produção de resumos científicos sobre os temas abordados e a experiência no grupo e elaboração de maquetes e outros materiais didáticos. Assim, a experiência do GEOMÉDIO comprova a importância das ações de ensino-aprendizagem além da sala de aula, despertando nos alunos um maior um maior interesse pelas geociências. Essa ação tornou-se necessária e multiplicadora, pois novas turmas serão inseridas no GEOMÉDIO com o mesmo objetivo.

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8653660
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