Abordagem da icnologia como ferramenta didática para avaliação ecológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658922

Palavras-chave:

Artrópodes, Pistas, Etologia, Educação em geociências

Resumo

A relevância das práticas de laboratório no desenvolvimento de atitudes e competências científicas nas escolas levou à implementação de diferentes estratégias e ao desenvolvimento de novas abordagens didáticas. Experimentos icnológicos possibilitam analisar conjuntos diversificados de dados científicos inter-relacionados, tais como: estrutura morfológica do organismo, padrões de movimento, qualidade das vias produzidas e composição do substrato. A análise das impressões produzidas permite identificar de que maneira diferentes condições ambientais, como umidade e a compactação do solo, podem afetar a preservação e estrutura dos traços deixados por diferentes organismos no ambiente. A proposta busca incrementar a atividade prática pela realização de experimento que utiliza quatro artrópodes diferentes, com diferentes formas corporais no estágio adulto – centopéia (Scolopendra subspinipes), besouro (Hylobius abietis), aranha (Lycosa sp.) e lacraia (Jullus sp.), bem como evidenciar a relação entre aspectos biológicos e ambientais, possibilitando estimular o ensino-aprendizagem, enfatizando a relevância do solo na estruturação da biosfera.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Figueiredo Souto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro do Departamento de Ciências Naturais.

David Neemias Netinins Almeida da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Biologia do Instituto de Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

 

Elivelton de Jesus Neves, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Ciências Ambientais do Instituto de Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2020-06-11

Como Citar

SOUTO, P. R. F. .; SILVA, D. N. N. A. da; NEVES, E. de J. Abordagem da icnologia como ferramenta didática para avaliação ecológica. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020026, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8658922. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8658922. Acesso em: 26 nov. 2020.

Edição

Seção

Breve Comunicação