Banner Portal
v. 16 (2020): Publicação Contínua
Publicação Contínua

Uma publicação periódica em Ciências da Terra que busca disseminar inovações e recursos de alta qualidade para difundir o conhecimento e aprimorar a Ciência e a Educação

Imagem de Capa:
Entrada monumental da Gruta do Lago Azul, ricamente ornamentada por estalactites e estalagmites, situada no município de Bonito, a leste da Serra da Bodoquena e a sudoeste do município de Miranda. A região serrana foi edificada em unidades carbonáticas dos grupos Cuiabá e Corumbá, de idade Neoproterozoica. (Fotografia: Adriano Gambarini)

Editorial

Celso Dal Ré Carneiro, Sueli Yoshinaga Pereira, Pedro Wagner Gonçalves, Frésia Soledad Ricardi Torres Branco
e020016
Editorial: Relação homem-natureza e desafios da difusão do conhecimento geológico
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659116
PORTUGUÊS ENGLISH (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659116

Artigos

Paulo Henrique Siqueira
e20001
Ambientes web para o ensino de superfícies topográficas em realidade aumentada e realidade virtual
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8655900
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8655900
Leonardo Renner, Tatiana Silva da Silva, Cláudio Wilson Mendes Júnior, Rodrigo Felipe Wiebbelling, Gabriel Augusto Breda
e020002
Desenvolvimento e montagem de VANT de asa fixa de baixo custo para suprir a demanda de ensino e pesquisa nas áreas de Geociências
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8655049
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8655049
Larissa Vieira Zezzo, Jéssica Patrícia de Oliveira, Priscila Pereira Coltri
e020003
Clima em jogo: uma ferramenta pedagógica para aprendizagem de conceitos em Geociências, com ênfase na Climatologia
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8656203
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8656203
Jussiara Dias dos Santos, Humberto Catuzzo
e020004
O chão que você pisa : práticas itinerantes para o ensino de solos
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8657202
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8657202
Maxwell Luiz da Ponte, Joseli Maria Piranha
e020005
Ciências da Terra no currículo do Estado de São Paulo : uma abordagem reflexiva
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8656550
PDF SUPLEMENTO
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8656550
Samanta da Costa Cristiano, Júlia Pires da Silva, Ícaro Aronovich da Cunha, Maurício de Melo Dalpiaz
e020006
Roteiro geoecológico na escola : uma proposta para a formação continuada de professores
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8655877
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8655877
Alexandre dos Santos Souza, Max Furrier
e020010
Estudo da Escala do Tempo Geológico em livros didáticos de Geografia do Ensino Médio
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8656709
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8656709
Webert Tadeu Resende, André Batista de Negreiros
e020011
Análise de impactos ambientais da prática da escalada na Serra do Lenheiro, São João del-Rei, MG
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8654249
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8654249
Silvia Vieira München, Cibele Schwanke
e020012
O uso de aplicativos para o ensino de Geociências na educação básica
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8656092
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8656092
Rodrigo Temp Müller, Maurício Silva Garcia, Sérgio Dias da Silva
e020013
Evidências da origem e ascensão dos dinossauros sauropodomorfos preservadas em leitos fossilíferos do Triássico do Sul do Brasil
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8657367
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8657367
Luana de Almeida Rangel, Ana Camila Silva
e020014
Atividade prática para aprendizagem geográfica: ensino de solos na educação básica
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658877
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658877
Ronaldo Barbosa, Celso Dal Ré Carneiro
e020015
Régua de inovação:: uma ferramenta de apoio à Educação em Geociências
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658118
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658118
Isabella Nogueira Bittar de Castilho Barbosa, Celso Dal Ré Carneiro, Ana Maciel de Carvalho, Gisele Francelino Miguel
e020018
Conhecer e conservar aquíferos:: como torná-los visíveis?
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658299
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658299
Diogo Gabriel Sperandio, Cristiane Heredia Gomes, Arthur Pedroso Viçozzi
e020019
Mapa geológico interativo:: proposta para ensino de Geociências
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658885
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658885
Augusto Gonçalves Nobre, Pedro Amoroso de Andrade, Odila Florêncio
e020020
Disciplinas de Geociências do Bacharelado em Engenharia de Petróleo da Universidade de São Paulo comparadas com a proposta curricular da Society of Petroleum Engineers
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8657989
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8657989
Ricardo Farias do Amaral, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Pedro Donizete Colombo Junior
e020021
Aprendendo com a natureza:: geodiversidade, atividades audiovisuais e trilhas interpretativas no ensino das Ciências da Terra
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658702
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658702
Yuri Ribeiro, Maristella Moreira Santos, Adilson Ribeiro de Oliveira
e020022
Concepções alternativas sobre Tectônica de Placas: estudo de caso na educação técnica de nível médio
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659218
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659218
Gabriela Couto Barbosa, André Munhoz de Argollo Ferrão
e020023
Refuncionalização de fazendas de café a partir da atividade turística em Campinas (SP)
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8657347
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8657347
José Sellés-Martínez; Celso Dal Ré Carneiro (Tradutor)
e020024
Parecem plantas fósseis, mas são dendritos
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659636
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659636
Gabriela Penkaitis, Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Clara Maria da Silva de Vasconcelos
e020025
Pagamento por Serviços Ambientais (PSA): o papel do conhecimento geocientífico no protagonismo social
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659281
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659281
Eduardo Profeta Ramos de Araujo, Elias Araujo Bressane, Celso Dal Ré Carneiro
e020027
O cartaz “Os Elementos Químicos e a Vida” para ensino de Geociências na educação básica
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8657238
SUPLEMENTO PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8657238
José Sellés-Martínez
e020029
Acertos e deficiências dos modelos analógicos associados a terremotos usados no ensino
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658592
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658592
Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Eliane Mendes Guimarães, Rozana de Medeiros Sousa Galvão, Aldeniza Cardoso de Lima, Lucídia Fonseca Santiago, Célia Maria Lira Jannuzzi, Tiago Calixto
e020030
A formação de professores nos cursos de Ciências Naturais (LCN) no Brasil no século XXI: : perspectiva de alunos e professores
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659017
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659017
Natália Santo Lisboa, Vânia Maria Nunes dos Santos
e020031
Geociências e cenários futuros:: uma proposta para o ensino de Geografia no estudo da realidade socioambiental
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659092
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659092
Cristiane Heredia Gomes, Diogo Gabriel Sperandio, Natália Pinheiro Borges, Dimitri Tallemberg Soares, Gabriel Smith Nunes da Silva, Guilherme Pazinato Dias
e020032
Lugares geoeducativos da cidade de Caçapava do Sul (RS) para estudo de Geologia no ensino médio
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658837
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658837
Juliane Pereira Zago, Marcelo Borges Rocha, Pedro Miguel Marques da Costa
e020033
Percepção de estudantes de Engenharia Ambiental sobre a contribuição das atividades extraclasse em sua formação acadêmico-profissional
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659791
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659791
Soraya Almeida, Manuel Gustavo Silva Izaias
e020034
Argamassas das ruínas do Matadouro Imperial de Santa Cruz: conectando História e Geologia
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659625
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659625
Fernando Amaro Pessoa, Adriel Filipe Soares Brito, Fábio Feler Pacheco, Maria Naíse de Oliveira Peixoto, Kátia Leite Mansur
e020036
Percepções sobre a Geodiversidade em trilhas de montanha: Travessia Petrópolis-Teresópolis, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, RJ
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660148
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660148
Alanza Mara Zanini, Marcelo Borges Rocha
e020037
Relação de comunidades do entorno com as unidades de conservação: tendências em estudos brasileiros
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660516
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660516
Daniel Cândido Miranda, Norberto Olmiro Horn Filho
e020038
O geossítio monólito bico do papagaio, município de Itajaí, SC, Brasil: geologia, geodiversidade e geoconservação
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660450
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660450
Bruno César Ribeiro da Silva, Aldrin Gustavo Martins, Cássia do Carmo Pires Fernandes
e020039
Análise de dados estatísticos para tomadas de decisão em conselhos de classe
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660629
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660629
José Sellés-Martínez
e020041
Desenvolvimento de habilidades de análise crítica baseadas na identificação de erros em diagramas associados aos efeitos das ondas sísmicas
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660373
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660373
Vanessa da Silva Reis Assis, Raquel Franco Cassino
e020042
Coleção didática de microfósseis: propostas para sua implementação e uso em disciplinas de graduação
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8661073
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8661073
Benjamin Bley de Brito-Neves
e020043
Tectônica de placas, 50 Anos: as origens e a evolução do conhecimento
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660244
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660244
Benjamim Bley de Brito-Neves
e020044
Tectônica de placas, 50 anos: os adendos científicos e as teorias complementares
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8662073
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8662073
Estela Leal Chagas do Nascimento, Davi Resende Messias, Lucas Portes Ramos, Carlos Roberto dos Anjos Candeiro
e020045
História geológica da Terra: mesa redonda sobre aquecimento global e terraplanismo
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659651
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659651
Andrea Bartorelli
e020046
A mina de cobre de Santa Blandina, Estado de São Paulo, Brasil
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660129
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660129
Deovair Monteiro César
e020047
Aula de campo para ensino e aprendizagem de Geociências a partir de atividades de reconhecimento do sambaqui do rio Salinas (ES)
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8661195
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8661195
Katia Noriko Suzuki, Patricia Alexandre de Souza, Rose Mary Latini, Ana Paula Castro Rodrigues
e020048
Experiência de ensino na área de Geoquímica Ambiental em um Programa de pós-graduação em geociências
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660905
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660905
Larissa Felicidade Werkhauser Demarco, Leonardo Silveira Takase, Alexandre Museli Barbosa , Marcos Jorgino Blanco
e020049
Contaminação de metais em solos da comunidade tradicional Ilha Diana, Santos, SP
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8661279
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8661279

Atividade Prática

Silvia Midori Saito, Andrea Fregolente Lazaretti, Eduardo Cesar Fernandes Filho, Carla Corrêa Prieto, Gabriel Guimarães Facuri, Gilberto Lima, Renato Santos Lacerda
e020035
Capacitação em gerenciamento do risco de inundações e movimentos de massa para profissionais de defesa civil
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659129
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659129
Luciana Freitas de Oliveira França, Werica Karen de Souza Alcântara, Anderson David Almeida da Silva, Karollaine Fernandes de Lima
e020040
Produção e aplicação de um jogo digital como ferramenta pedagógica para o ensino de Geologia
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660015
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660015

Revisão

Tiane Macedo de Oliveira, Felipe Lima Pinheiro, Leonardo Rodrigo Kerber Tumeleiro
e020009
Sobreviventes: diversificação de Archosauromorpha após a Extinção Permo-Triássica
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8656060
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8656060
Cassandra Terra Barbosa
e020016
Gemologia: a ciência de mil cores
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658362
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658362
Rafael Delcourt de Seixas Ferreira, Natan Santos Brilhante , Fresia Ricardi-Branco
e020017
Considerações sobre abelisauridae (Dinosauria: Theropoda) e o registro brasileiro
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8656403
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8656403
Everton Fernando Alves, Marcio Fraiberg Machado
e020028
Perspectivas atuais sobre tecidos moles não mineralizados em fósseis de dinossauros não avianos
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659539
SUPLEMENTO PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659539

Breve Comunicação

Paulo Roberto Figueiredo Souto, David Neemias Netinins Almeida da Silva, Elivelton de Jesus Neves
e020026
Abordagem icnológica como ferramenta didática para avaliação ecológica
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658922
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658922

Tradução

Gadi Kravitz; Fabrício de Andrade Caxito (Tradutor)
e020007
A possível fonte da seta do tempo causal em explicações geo-históricas
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658360
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658360

Noticiário

Dave Petley; João Jeronimo Monticelli (Tradutor)
e020008
Brumadinho: relatório do Expert Painel sobre o rompimento da barragem de rejeitos de Feijão
https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659109
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659109