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Disciplinas de Geociências do Bacharelado em Engenharia de Petróleo da Universidade de São Paulo comparadas com a proposta curricular da Society of Petroleum Engineers
Entrada monumental da Gruta do Lago Azul, ricamente ornamentada por estalactites e estalagmites, situada no município de Bonito, a E da Serra da Bodoquena e a sudoeste do município de Miranda. A região serrana foi edificada em unidades carbonáticas dos grupos Cuiabá e Corumbá, de idade Neoproterozoica. Fotografia: Adriano Gambarini.
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Palavras-chave

Ensino de engenharia
Engenharia de petróleo
Ensino de Geociências

Como Citar

NOBRE, Augusto Gonçalves; ANDRADE, Pedro Amoroso de; FLORÊNCIO, Odila. Disciplinas de Geociências do Bacharelado em Engenharia de Petróleo da Universidade de São Paulo comparadas com a proposta curricular da Society of Petroleum Engineers. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020020, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8657989. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657989. Acesso em: 25 jul. 2024.

Resumo

O Bacharelado em Engenharia de Petróleo da Universidade de São Paulo foi criado em 2002 para atender a demanda por mão-de-obra especializada para a indústria petrolífera. O curso possui uma carga horária significativa dedicada às disciplinas obrigatórias de Geociências. A Society of Petroleum Engineers (SPE) em seu engajamento pela manutenção da boa formação de profissionais criou uma proposta curricular para os cursos de Bacharelado no ano de 2014. Este trabalho teve como objetivo apresentar as disciplinas de Geociências presentes no curso da Universidade e compará-las com a proposta curricular da  SPE, analisando como a Universidade está se propondo a atender as demandas de formação geocientífica dos profissionais solicitadas pelo mercado. No trabalho foi possível concluir que a Universidade oferta um leque de disciplinas teórico-acadêmicas muito significativo, ao passo que a SPE possui visão mais prática sobre o que o curso deve abordar.

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8657989
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Referências

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