Disciplinas de Geociências do Bacharelado em Engenharia de Petróleo da Universidade de São Paulo comparadas com a proposta curricular da Society of Petroleum Engineers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8657989

Palavras-chave:

Ensino de engenharia, Engenharia de petróleo, Ensino de Geociências

Resumo

O Bacharelado em Engenharia de Petróleo da Universidade de São Paulo foi criado em 2002 para atender a demanda por mão-de-obra especializada para a indústria petrolífera. O curso possui uma carga horária significativa dedicada às disciplinas obrigatórias de Geociências. A Society of Petroleum Engineers (SPE) em seu engajamento pela manutenção da boa formação de profissionais criou uma proposta curricular para os cursos de Bacharelado no ano de 2014. Este trabalho teve como objetivo apresentar as disciplinas de Geociências presentes no curso da Universidade e compará-las com a proposta curricular da  SPE, analisando como a Universidade está se propondo a atender as demandas de formação geocientífica dos profissionais solicitadas pelo mercado. No trabalho foi possível concluir que a Universidade oferta um leque de disciplinas teórico-acadêmicas muito significativo, ao passo que a SPE possui visão mais prática sobre o que o curso deve abordar.

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Biografia do Autor

Augusto Gonçalves Nobre, Universidade de São Paulo

Doutor em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor contratado (MS-II) pela Universidade de São Paulo e pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Pedro Amoroso de Andrade, Universidade de São Paulo

Bacharel em Engenharia de Petróleo pela Universidade de São Paulo.

Odila Florêncio, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa. Professora Assistente Doutor-I junto pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

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Publicado

2020-05-07

Como Citar

NOBRE, A. G.; ANDRADE, P. A. de; FLORÊNCIO, O. Disciplinas de Geociências do Bacharelado em Engenharia de Petróleo da Universidade de São Paulo comparadas com a proposta curricular da Society of Petroleum Engineers. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020020, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8657989. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657989. Acesso em: 20 jun. 2021.