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Lugares geoeducativos da cidade de Caçapava do Sul (RS) para estudo de Geologia no ensino médio
Entrada monumental da Gruta do Lago Azul, ricamente ornamentada por estalactites e estalagmites, situada no município de Bonito, a E da Serra da Bodoquena e a sudoeste do município de Miranda. A região serrana foi edificada em unidades carbonáticas dos grupos Cuiabá e Corumbá, de idade Neoproterozoica. Fotografia: Adriano Gambarini.
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Palavras-chave

Geosítios
Urbanização
Ensino
Aprender
Geologia urbana

Como Citar

GOMES, Cristiane Heredia; SPERANDIO, Diogo Gabriel; BORGES, Natália Pinheiro; SOARES, Dimitri Tallemberg; SILVA, Gabriel Smith Nunes da; DIAS, Guilherme Pazinato. Lugares geoeducativos da cidade de Caçapava do Sul (RS) para estudo de Geologia no ensino médio. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020032, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8658837. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8658837. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever vivências obtidas a partir de atividades práticas envolvendo educandos do Ensino Médio, discentes do Curso de Geologia e seus educadores. O objetivo principal dessas atividades foi a seleção e investigação de lugares de interesse geológico com fins didáticos na cidade de Caçapava do Sul, RS, como proposta de ensino-aprendizagem. A observação e seleção dos lugares iniciou com a combinação de desenvolver debates sobre Geologia e cotidiano. Foram selecionados aqueles que estivessem próximos da escola para facilitar a mobilidade das turmas, segurança dos envolvidos e disponibilidade de tempo. Após cinco encontros, onde foi dialogado sobre o ciclo das rochas, Geologia da cidade, cotidiano e técnicas de registro digital e escrito. A participação e envolvimento efetivo dos educandos foi bem distribuída ao longo dos encontros. O engajamento durante as atividades foi positivo, o aprimoramento do aprender a conhecer, a fazer, a viver e a ser dos educandos nas atividades propostas.

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658837
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