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Concepções alternativas sobre Tectônica de Placas
Entrada monumental da Gruta do Lago Azul, ricamente ornamentada por estalactites e estalagmites, situada no município de Bonito, a E da Serra da Bodoquena e a sudoeste do município de Miranda. A região serrana foi edificada em unidades carbonáticas dos grupos Cuiabá e Corumbá, de idade Neoproterozoica. Fotografia: Adriano Gambarini.
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Palavras-chave

Concepções alternativas
Geotectônica
Ensino de Geociências

Como Citar

RIBEIRO, Yuri; SANTOS, Maristella Moreira; OLIVEIRA, Adilson Ribeiro de. Concepções alternativas sobre Tectônica de Placas: estudo de caso na educação técnica de nível médio. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020022, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8659218. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8659218. Acesso em: 12 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma avaliação do entendimento dos alunos sobre Tectônica de Placas em um curso técnico de Mineração. Por intermédio de um questionário, aplicaram-se perguntas sobre terminologia, movimento relativo de placas, fusão de rochas e ocorrência de terremotos. O objetivo da abordagem foi permitir que os participantes expressassem mal-entendidos, entendimentos parciais e outras concepções alternativas, de modo a auxiliar a aprendizagem posterior. Foi observado que os alunos apresentam algum conhecimento descritivo das Placas Tectônicas, mas é inconsistente o conhecimento explicativo conceitual, que relaciona a dinâmica dos movimentos das placas com as evidências explicadas pela teoria. Constatou-se a necessidade do uso de evidências e conexões dinâmicas entre movimentos de placas e processos observáveis para apoiar o aprendizado da teoria. Ainda, destacou-se a importância de se realizar uma aula focada em refutar concepções alternativas dos alunos sobre a Teoria de Tectônica de Placas.

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659218
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