Banner Portal
Concepções alternativas sobre Tectônica de Placas
Entrada monumental da Gruta do Lago Azul, ricamente ornamentada por estalactites e estalagmites, situada no município de Bonito, a E da Serra da Bodoquena e a sudoeste do município de Miranda. A região serrana foi edificada em unidades carbonáticas dos grupos Cuiabá e Corumbá, de idade Neoproterozoica. Fotografia: Adriano Gambarini.
PDF

Palavras-chave

Concepções alternativas
Geotectônica
Ensino de Geociências

Como Citar

RIBEIRO, Yuri; SANTOS, Maristella Moreira; OLIVEIRA, Adilson Ribeiro de. Concepções alternativas sobre Tectônica de Placas: estudo de caso na educação técnica de nível médio. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020022, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8659218. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8659218. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma avaliação do entendimento dos alunos sobre Tectônica de Placas em um curso técnico de Mineração. Por intermédio de um questionário, aplicaram-se perguntas sobre terminologia, movimento relativo de placas, fusão de rochas e ocorrência de terremotos. O objetivo da abordagem foi permitir que os participantes expressassem mal-entendidos, entendimentos parciais e outras concepções alternativas, de modo a auxiliar a aprendizagem posterior. Foi observado que os alunos apresentam algum conhecimento descritivo das Placas Tectônicas, mas é inconsistente o conhecimento explicativo conceitual, que relaciona a dinâmica dos movimentos das placas com as evidências explicadas pela teoria. Constatou-se a necessidade do uso de evidências e conexões dinâmicas entre movimentos de placas e processos observáveis para apoiar o aprendizado da teoria. Ainda, destacou-se a importância de se realizar uma aula focada em refutar concepções alternativas dos alunos sobre a Teoria de Tectônica de Placas.

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659218
PDF

Referências

Bransford, J. D., Brown, A. L., & Cocking, R. R. (2000). How people learn: Brain, mind, experience, and school: Expanded edition. Washington, DC: The National Academies Press. 384p.

Cheek, K. (2010). Commentary: A summary and analysis of twenty-seven years of geoscience conceptions in research. Journal of Geoscience Education, 58(3), 122-134. doi: 10.5408/1.3544294.

Clark, S. K., & Libarkin, J. C. (2011). Designing a mixed-methods research instrument and scoring rubric to investigate individuals’ conceptions of plate tectonics. In: Feig, A., Stokes, A. (Eds.). (2011). Qualitative inquiry in geoscience education research. Geological Society of America Special Paper, Volume 474: Boulder, CO, The Geological Society of America, p. 81-96. doi:10.1130/2011.2474(07).

Clark, S., Libarkin, J., Kortz, K., & Jordan, S. (2011). Alternate conceptions of plate tectonics held by non science undergraduates. Journal of Geoscience Education, 59, 251-262. doi: 10.5408/1.3651696.

DeLaughter, J. E., Stein, S., Stein, C. A., & Bain, K. R. (1998). Preconceptions about Earth science among students in an introductory course. EOS, 79: 429-432. doi: 10.1029/98EO00325.

Dolphin, G., & Benoit, W. (2016). Students' mental model development during historically contextualized inquiry: how the ‘Tectonic Plate’ metaphor impeded the process. International Journal of Science Education. 38(2), 276-297. doi: 10.1080/09500693.2016.1140247.

Ford, B., & Taylor, M. (2006). Investigating students’ ideas about plate tectonics. Science Scope, 30(1), 38-43.

Francek, M. (2013). A compilation and review of over 500 geoscience misconceptions. International Journal of Science Education, 35(1), 31–64. doi: 10.1080/09500693.2012.736644.

Gobert, J. D. (2000). A typology of causal models for plate tectonics: Inferential power and barriers to understanding. International Journal of Science Education, 22, 937-977. doi: 10.1080/095006900416857.

Guzzetti, B.J. (2000). Learning counter-intuitive science concepts: What have we learned from over a decade of research? Reading & Writing Quarterly, 16(2), 89-98. doi: 10.1080/105735600277971.

Horta, L. F. C., Muniz, E.S., Assunção, P. H. P., Lima, J. P., Friguetto, B. S., Moreira, G. C., & Ferreira, P. L. F. (2018). The use of geological handmade models in the teaching of geosciences. Terræ Didatica, 14(4), 385-388. doi: 10.20396/td.v14i4.8654108.

Incorporated Research Institutions for Seismology. (2020). Recent Earthquake Map. URL: http://ds.iris.edu/seismon/index.phtml. Acesso 14.04.2020.

Kortz, K.M., Smay, J.J., & Murray, D.P. (2008). Increasing student learning in introductory geoscience courses using lecture tutorials. Journal of Geoscience Education, 56, 280-290. doi: 10.5408/1089-9995-56.3.280.

Libarkin, J. C. (2005). Conceptions, cognition, and change: Student thinking about the earth. Journal of Geoscience Education, 53(4), 342. doi: 10.1080/10899995.2005.12028058.

Libarkin, J.C. (2006). College student conceptions of geological phenomena and their importance in classroom instruction. Planet, 17, 1-9. doi: 10.11120/plan.2006.00170006.

Libarkin, J. C., & Anderson, S.W. (2005). Assessment of learning in entry-level geoscience courses: Results from the geoscience concept inventory. Journal of Geoscience Education, 53(4), 394-401. doi: 10.5408/1089-9995-53.4.394

Libarkin, J., & Anderson, S. (2006). The geoscience concept inventory: Application of Rasch analysis to concept inventory development in higher education. In: Liu, X., Boone, W. (Eds.). 2006. Applications of Rasch measurement in science education. Maple Grove, MN: JAM Press. p. 45-73.

Libarkin, J. C., Anderson, S., Dahl, J., Beilfuss, M., Boone, W., & Kurdziel, J. (2005). College students’ ideas about geologic time, Earth’s interior, and Earth’s crust. Journal of Geoscience Education, 53, 17-26. doi: 10.5408/1089-9995-53.1.17.

Lima, M. M. M., Marques, P. C. F., Nunes, H. A. A., Cavalcanti, E. H. F., & Cavalcanti, J. S. S. (2014). Proposta inovadora na aprendizagem da teoria da Tectônica de Placas no Museu de Oceanografia de Serra Talhada, Pernambuco. Terræ Didatica, 10(2), 140-150. doi: 10.20396/td.v10i2.8637371

McDonald, S., Bateman, K., Gall, H., Tanis-Ozcelik, A., Webb, A., & Furman, T. (2019). Mapping the increasing sophistication of students’ understandings of plate tectonics: A learning progressions approach. Journal of Geoscience Education, 67(1), 83-96. doi: 10.1080/10899995.2018.1550972.

Orion, N., & Ault, C. R. (2007). Learning earth sciences. In: Abell, S., Lederman, N. (Eds.). 2007. Handbook on research on science education. Mahwah, NJ: Lawrence Earlbaum Associates. p. 653-688.

Posner, G., Strike, K., Hewson, P., & Gertzog, W. (1982). Accommodation of a scientific conception: Toward a theory of conceptual change. Science Education, 66(2), 211-227. doi: 10.1002/sce.3730660207.

Pushkin, D.B. (1997). Scientific terminology and context: How broad or narrow are our meanings? Journal of Research in Science Teaching, 34, 661-668. doi: 10.1002/(SICI)1098-2736(199708)34:6<661::AID-TEA8>3.0.CO;2-L.

Sawyer, D.S., Henning, A.T., Shipp, S., & Dunbar, R.W. (2005). A data rich exercise for discovering plate boundary processes. Journal of Geoscience Education, 53, 65-74. doi: 10.5408/1089-9995-53.1.65.

Sibley, D. F. (2005). Visual abilities and misconceptions about plate tectonics. Journal of Geoscience Education, 53(4), 471-477. doi: 10.5408/Sibley_v53p471.

Sigal, L.H. (2002). Misconceptions about Lyme disease: Confusions hiding behind ill-chosen terminology. Annals of Internal Medicine, 136, 413-419. doi: 10.7326/0003-4819-136-5-200203050-00024

Simkin, T., Ungar, J. D., Tilling, R. I., Vogt, P. R., & Spall, H. (1994). This dynamic planet: World map of volcanoes, earthquakes, and tectonic plates, U.S. Geological Survey in collaboration with the Smithsonian Institution and U.S. Naval Research Lab, p. Map I-2800, scale 1:30000000. doi: 10.3133/i2800.

Stern, R. J. (1998). A subduction primer for instructors of introductory-geology courses and authors of introductory-geology textbooks. Journal of Geoscience Education, 46, 221-228. doi: 10.5408/1089-9995-46.3.221.

Strike K., & Posner, G. (1992). A revisionist theory of conceptual change. In: Duschl, R., Hamilaton, R. (Eds.). 1992. Philosophy of science, cognitive psychology, and educational theory and practice. Albany: State University of New York Press. p. 147-176.

Taber, K. S. (2003). Mediating mental models of metals: Acknowledging the priority of the learner’s prior learning. Science Education, 87(5), 732-758. doi: 10.1002/sce.10079.

Teixeira, D. M., Machado, F. B., & Silva, J. S. (2017). O lúdico e o ensino de Geociências no Brasil: principais tendências das publicações na área de Ciências da Natureza. Terræ Didatica, 13(3), 286-294. doi: 10.20396/td.v13i3.8651223.

Toscani, R., França, G. S., Rezende, E. S., & Matos, D. R. (2017). Produção de animações computadorizadas em flash para o ensino básico de Geociências. Terræ Didatica, 13(3), 271-278. doi: 10.20396/td.v13i3.8651221.

Vosniadou, S., Vamvakoussi, X., & Skopeliti, I. (1994). The framework theory approach to the problem of conceptual change. In: Vosniadou, S. (ed.). (2008). International handbook of research on conceptual change. New York: Routledge. p. 11-31.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Terrae Didatica

Downloads

Não há dados estatísticos.