O chão que você pisa

práticas itinerantes para o ensino de solos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8657202

Palavras-chave:

Escolas Públicas, Material didático, Extensão, Aprendizagem

Resumo

Um projeto de extensão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) executado entre 2018-2019 abordou práticas pedagógicas de ensino de solos nas escolas públicas de Diamantina/MG/Brasil, objetivando facilitar a compreensão dos solos a partir da realidade dos alunos dos níveis de ensino Fundamental II e Médio e associá-los à educação ambiental, análise da paisagem e ludicidade. Práticas realizadas na disciplina de Solos e Paisagens por meio de materiais simples, extraídos do cotidiano, exemplificam os diferentes tipos de solos e suas propriedades físicas e químicas; as modificações da paisagem de forma natural e antrópica, e a importância dos mesmos no equilíbrio natural e ecológico. Aproximadamente 3.500 pessoas foram atingidas e capacitadas, dentre alunos das escolas, professores e discentes do Curso de Geografia, incluindo estagiários e voluntários. O projeto contribuiu também para que alunos da UFVJM pudessem aprender sobre sua futura profissão, capacitando-se para contribuir na melhoria do ensino de Geografia no ensino básico.

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Biografia do Autor

Jussiara Dias dos Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Bacharel em Humanidades e Graduanda em Geografia-Licenciatura pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina/MG, Brasil.

Humberto Catuzzo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professor do Curso Geografia e Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG. 

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Publicado

2020-02-02

Como Citar

SANTOS, J. D. dos .; CATUZZO, H. O chão que você pisa : práticas itinerantes para o ensino de solos. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020004, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8657202. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657202. Acesso em: 31 jan. 2023.

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